Paulo Antônio Pereira Pinto

Image for post
Image for post
Photo by Remi Yuan on Unsplash

As relações entre a China e Taiwan são “entre dois Estados, pelo menos uma relação especial entre dois Estados” — para a surpresa dos que nos encontrávamos como observadores em Taipé, o “Presidente” Lee Teng-hui, assim as definiu, pela primeira vez, em 09 de julho de 1999, durante entrevista à radio alemã Deutche Welle. Agregou que Taiwan não necessitava declarar independência, pois a “República da China” já era “um país independente” desde sua fundação, em 1912.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan e autoridades locais confirmaram, imediatamente, esta nova política taiwanesa para as relações com a República Popular da China. Doravante, não haveria mais referências a “um país”. O diálogo entre Pequim e Taipé, portanto, deveria ser conduzido, a partir de então, entre entidades políticas soberanas e, não, entre um Governo legítimo e uma província rebelde, conforme a China continuava a insistir. …


Paulo Roberto de Almeida

Image for post
Image for post
Photo by Rafaela Biazi on Unsplash

Parte 3 da série: “O outro lado da glória: o reverso da medalha da diplomacia brasileira”

Continuidade da Parte 2: “O outro lado da glória: Os fracassos da primeira diplomacia republicana

Ainda na segunda metade dos anos 1950, o grande sociólogo que foi Hélio Jaguaribe, condenava a diplomacia brasileira por ser “ornamental e aristocrática”, o que de fato correspondia à visão do mundo de muitos diplomatas, mais interessados nas minúcias da High Politics — como se o Brasil participasse dos conchavos do poder mundial — do que nos esforços mais prosaicos dos “secos e molhados”, o pequeno grupo de diplomatas “econômicos” que lutavam para conquistar melhores posições para o Brasil no comércio internacional. …


Murilo Vilarinho

Image for post
Image for post
Photo by CDC on Unsplash

Resumo: A ordem mundial, desde 1648, vem sendo transformada, conforme se apresentam o movimento das forças profundas nas relações internacionais. Assim sendo, a pandemia hodierna, causada pela Covid-19, parece ter colocado em xeque o cenário global, remodelando o percurso da sociedade internacional.

A Paz de Vestfália, em 1648, marcou não apenas o fim das guerras religiosas, como também a emergência de um novo sistema internacional. A ordem mundial, desde esse contexto, vem sendo transformada, conforme se apresentam o movimento das forças profundas nas relações internacionais, seguindo Viena, Versalhes, Yalta, até os tempos sombrios, em que a pandemia hodierna causada pela Covid-19 tem colocado em xeque o cenário global, remodelando o percurso da sociedade internacional. Partindo do exposto, esta proposta busca falar sobre relações internacionais, em geral, desde a origem do sistema inaugurado no século XVII até a atual situação caracterizada pela pandemia que assolado o mundo. A metodologia empregada baseou-se em pesquisa exploratória, de base bibliográfica. …


Paulo Antônio Pereira Pinto

Image for post
Image for post
Photo by CHUTTERSNAP on Unsplash

“Em caso de ataque aéreo, permaneça calmo — procure o agente de segurança mais próximo”, informava, entre outros itens, o convite por ocasião da posse do primeiro mandato de Chen Shui Bian, como líder dos taiwaneses, no ano 2000. Tratava-se de aviso sobre a possibilidade de retaliação chinesa contra aquela autoridade que iniciava seu mandato em Taipé e havia indicado tendências independentistas de Pequim. A China deixava claro, mais uma vez, a severidade com que encara sua soberania sobre Taiwan.

Na condição de Diretor do Escritório Comercial do Brasil em Taipé, no início do novo milênio, sentei-me no local previsto e, assim como os demais convidados, passei grande parte da longa cerimônia, perplexo, olhando para o céu, na expectativa de que um míssil punitivo chinês — entre os centenas então apontados pela RPC contra a ilha de Formosa, a quatro minutos de voo — pudesse atingir o estádio onde se realizava o evento. …

Editoria Mundorama

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store