Paulo Antônio Pereira Pinto

Rio de Janeiro, em 25 de outubro de 2021

Permanece o noticiário internacional diário, sobre a crescente polarização entre a RPC e os EUA. Sente-se falta, contudo, de perspectiva que esclareça a evolução dos fatos e desconfianças que, agora, poderiam levar a confrontação militar entre as duas maiores economias mundiais.

Douglas H. Novelli

Resumo: O artigo analisa alterações no padrão de votos brasileiros na AGNU com relação a seus principais Estados aliados ao longo da primeira metade do governo Bolsonaro. Apesar do período se caracterizar como um outlier sob vários aspectos, grandes padrões históricos parecem ter se mantido estáveis.

Introdução

A eleição de…

Paulo Antônio Pereira Pinto

As Olimpíadas de Tóquio trazem à lembrança o fato recente de que, durante as décadas de 1980–90, acreditava-se que predominava, na Ásia-Pacífico, o conceito de “revoada de gansos”, na qual o Japão seria o líder, em virtude de bem-sucedido processo de desenvolvimento industrial voltado para exportações. Na medida em que…

Paulo Antônio Pereira Pinto

Rio de Janeiro, em 12 de julho de 2021.

Em Jacarta, durante conversa com Jasuf Wanandi, do Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais da Indonésia, em 1994 — período durante o qual a ASEAN começava a consolidar seu papel de força motora e moderadora no Sudeste Asiático — ouvi longa e…

Editoria Mundorama

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store