Princípio 07— Fidelidade

MANUAL DE DISCIPULADO 2

Ed Rocha
Ed Rocha
Aug 29, 2017 · 7 min read

Avivamento e Reforma

___________________________________________________________________

Entendendo a Fidelidade de Deus

"A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme."— Salmos 119:90

Certa vez, em uma mensagem de oferta, ouvi o líder no altar dizer: "Se não formos fiéis a Deus com nossos dízimos e ofertas, Deus vai nos abençoar mesmo assim, pois a Bíblia diz que ainda que sejamos infiéis, Ele permanece fiel". Como líderes temos que ter muito cuidado com o que sai da nossa boca, principalmente quando estamos ensinando os "pequeninos da fé". O texto original de onde vem essa declaração é o seguinte:

Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. — 2 Timóteo 2:13

Aqueles que entendem esse texto como uma base para dizer que "Se formos infiéis para com Deus ele permanece fiel a nós" está muito enganado. Preste atenção ao texto:

Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. — 2 Timóteo 2:13

OS INFIÉIS

O que o Apóstolo Paulo disse é que se formos infiéis, Ele permanece fiel A SI MESMO. Em outras palavras, se fizermos a coisa errada Ele continua fazendo a coisa certa, e o que é a coisa certa? Vivemos tempos complicados hoje em dia onde os pregadores do evangelho só enfatizam a graça de Deus. Mas como eu aprendi com meu amigo Landen Dorsh, a graça é só a primeira marcha do nosso carro espiritual. Depois tem a segunda que é o poder, tem a terceira que é a unção e por aí vai. Devemos ter o cuidado de não andarmos só na primeira marcha se não vamos “bater o motor” e não vamos avançar em nossa caminhada com Deus. A vida tem consequências, o Ap. Paulo disse: "Quem não trabalhar que também não coma" (2 Tes 3:10). Deus nunca é infiel, mas também nunca é injusto. É importante sabermos que há princípios e valores que Deus não abre mão, o princípio da semeadura e colheita é um deles. O sol nasce todo dia sobre todos nós, justos e injustos, todos os dias nós recebemos 24 horas para as administrarmos. O que fazemos do nosso tempo vai determinar o resultado que teremos. Por exemplo, se você é sedentário e ingere mais calorias do que você consome o resultado disso é que você vai engordar. Se você não se cuidar pode ficar muito acima do peso, pode até vir a ter um enfarto, essa não é a vontade de Deus pra ninguém, mas é o processo natural da vida. Outro exemplo é a vida financeira. Se alguém é muito trabalhador e passa o dia investindo seu tempo e recursos para seu crescimento financeiro, então é isso que ele vai colher, ele vai prosperar. Por outro lado, se a pessoa se contenta com pouco e não é empreendedora, a tendência é que ela não se esforce muito para crescer financeiramente e acabe tendo recursos limitados. Nós colhermos o que plantamos em todas as áreas da nossa vida, inclusive a vida financeira, na vida conjugal, nos relacionamentos interpessoais e profissionais. Esse é o princípio da semeadura e colheita, você colhe o que planta. Deus permanece fiel independente dos resultados que você obtém. Deus é sempre fiel e derrama a chuva sobre todos, mas o que determina o fruto da sua colheita não é a chuva e sim a sua semente.

É exatamente isso que acontece no final de Apocalipse, cada um colhe segundo o que plantou, os fiéis colhem a vida eterna e os infiéis colhem a morte eterna, por quê? Porque por mais que Deus seja amor, Ele não pode negar a sua retidão e a sua justiça.

Deus não pode negar a si mesmo — não pode tratar os infiéis como se fossem fiéis. Isso seria incorreto, seria errado, seria injusto e Deus não é nenhuma dessas coisas. Por mais que Ele queira, Ele não pode agir com fidelidade para com um infiel. É isso que o texto significa quando diz:

"Se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo."- 2 Timóteo 2:12,13

O versículo é claro. Paulo começa dizendo que se o negarmos e formos infiéis a Ele então Ele também nos negará. Então Paulo continua e diz que Deus permanecerá fiel a Si mesmo, à sua palavra, à sua justiça. O que isso significa? Significa que se o negarmos Ele também nos negará. Isso mesmo, Ele negará diante dos anjos aquele que o negar diante dos homens.

"E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. "— Lucas 12:8,9

Esta citação, arrancada de seu contexto, deu a muitas pessoas uma falsa segurança de que podem viver como quiserem pois a graça e a fidelidade de Deus para com eles não mudará, independente de suas ações. Muitos não chegam ao ponto de negar a sua fé em Deus, mas deixam de cumprir com seu papel de filhos e são infiéis em muitos aspectos. Desobedecem à princípios básicos da vida Cristã, desde a infidelidade nos dízimos e ofertas até a infidelidade á própria essência da encarnação e morte de Cristo que é a submissão. Quem é insubmisso a seus líderes é insubmissos a Deus que levantou esses líderes (Hebreus 13:17, Romanos 13:5).

“A bondade e a fidelidade preservam o rei; por sua bondade ele dá firmeza ao seu trono.” — Provérbios 20:28

O que muitos falham em entender é que, acima de tudo, Deus é radicalmente fiel a Si mesmo. Ele é comprometido com o Deus justo e verdadeiro que Ele é. Por que isso é uma boa notícia? Porque ele é completamente e absolutamente fiel a si mesmo e às suas promessas.

Se você morrer com ele através da fé (2 Timóteo 2:11) você viverá uma vida plena e abundante (Marcos 10:29–30) se você suportar as provas e aflições da vida com Ele através da fé (2 Timóteo 2:12), ele cumprirá fielmente todas as promessas contigo.

"Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos." Deuteronômio 7:9

OS FIÉIS

A boa notícia é que se você está lendo este texto isso provavelmente significa que você não só é fiel mas você pretende gerar discípulos e filhos espirituais fiéis como você. Então para nós, os fiéis, o que podemos aprender hoje sobre a fidelidade de Deus?

Muitos lugares nas Escrituras exaltam a fidelidade de Deus. Lamentações 3: 22–23 diz:

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade."Lamentações 3:22,23

A palavra hebraica traduzida como “fidelidade” significa “firme”. Ser fiel é, portanto permanecer firme, imutável em seus propósitos e atitudes. O oposto de ser fiel é ser inconstante.

"Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu. A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme." — Salmos 119:89,90

Deus é fiel, imutável. As promessas que Ele fez são verdadeiras, Ele as irá cumprir porque Ele não muda (Malaquias 3:6; Números 23:19; 1 Samuel 15:29).

"Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz." — Salmos 33:4

Como vimos no texto inicial, podemos confiar que Deus será fiel a si mesmo. Ele nunca cessará de agir como Deus. Ele nunca cessará de ser soberano, de ser santo, de ser justo, de ser bom ou de cumprir suas promessas (1 Timóteo 6:15; 1 Pedro 1:16).

"Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é semelhante a ti? És poderoso, Senhor, envolto em tua fidelidade. "— Salmos 89:8

DEUS É FIEL

Deus realiza o que promete. Ele foi fiel com Noé, com Abraão, com Moisés e com o povo de Israel. Deus foi fiel à humanidade quando selou a nova aliança selada com seu próprio sangue. A fidelidade de Deus significa que Ele não vai deixar de cumprir nenhuma de suas promessas. Deus é fiel a si mesmo. Sua consistência e imutabilidade são a base de sua fidelidade. Porque ele é fiel a si mesmo, fiel à sua palavra, Ele será fiel a nós.

"O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele." — Naum 1:7

Nosso conhecimento da natureza de Deus nos mostra que Ele é um Deus moral, bom e perfeito. Um ser fraco e limitado pode ser infiel, pode mudar e falhar, Deus não. Ele é muito bom e perfeito para ser menos do que fiel.

A maior evidência da fidelidade de Deus nos foi proporcionada pela vida de Cristo. Cristo foi o grande Revelador do caráter de Deus; Ele foi fiel até a morte, e morte de cruz.

"Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." — Apocalipse 2:10

DECLARAÇÕES

  • Eu sou e sempre serei fiel a Deus, em tudo, sempre;
  • Eu demonstrarei diariamente meu amor e minha fidelidade à Deus;
  • Eu demonstrarei diariamente meu amor e minha fidelidade à minha família e aos meus líderes;
  • Serei conhecido por minha fidelidade aos meus valores e ideais;
  • Deus é sempre fiel, Ele é por mim e não contra mim;
  • A fidelidade de Deus dura para sempre;

Avivamento e Reforma

Ed Rocha

Lider Sênior — Pier49

)

    Ed Rocha

    Written by

    Ed Rocha

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade