Cultura 01 — Motivações

MANUAL DE DISCIPULADO 2

Avivamento e Reforma

_________________________________

O que nos motiva?

Todos nós temos nossos motivos para fazer o que fazemos. Nossas ações são fruto de nossas motivações. Entender quais são as nossas motivações nos ajudam a entender nossas decisões.

Segundo Tony Robins, que dispensa apresentações, tudo o que fazemos, fazemos para atender uma ou mais das seis necessidades básicas humanas.

Segundo Tony, existem 6 necessidades basicas do ser humano que são universais. Elas se aplicam a você, a mim e a todos que conhecemos. Embora todos nós tenhamos essas necessidades, nós as temos em diferentes graus de importância e todos nós usamos diferentes maneiras de atendê-las.

Por que devemos parar para considerar essas necessidades e os veículos que usamos para atendê-las? Porque a vida como ela se desdobra é um reflexo de nossa tentativa de ter nossas necessidades satisfeitas, portanto, se quisermos mudar uma situação ou até mesmo a nós mesmos, precisamos nos tornar conscientes do que impulsiona o nosso comportamento e interações com os outros. De relacionamentos disfuncionais a vícios e problemas de peso, as 6 necessidades humanas dirigem o que muitos de nós acreditamos estar fora de nosso controle.

Aqui estão as seis necessidades humanas:

1-certeza:

É a necessidade de nos sentirmos seguros, de termos nossas necessidades básicas atendidas (abrigo, alimentação, roupas, uma sensação de saber que você tem os recursos para sustentar sua família) e a capacidade de evitar a dor. Pense em conforto, segurança e estabilidade.

2-Incerteza / Variedade:

A necessidade de diferentes experiências; mudança, novidade, surpresas, diversão e emoção. A variedade pode ser negativa (algumas surpresas são “ruins”).

3-Significância:

Esta é a necessidade de sentir-se especial, ser único, valorizado e sentir-se importante. A necessidade de ser necessária ou respeitada.

4-Amor / Conexão:

A necessidade de se conectar com o eu e os outros, para se relacionar e, finalmente, para dar e receber amor.

5-Crescimento:

A necessidade de desenvolver, aprender e crescer como pessoa. Auto-aperfeiçoamento.

6-Contribuição:

A necessidade de contribuir ou retribuir. Baseado em uma conexão com o mundo e algo maior que você. Fazendo a diferença. A verdadeira contribuição é altruísta (não se trata de deixar um legado).

Agora pergunte a si mesmo, quais dessas seis são suas duas principais necessidades? Quais dois se destacam como aqueles que fazem você fazer as coisas que você faz? Estes dirigem sua vida! Estes são os dois que lhe dão significado e satisfação. Você pode avaliar de 1 a 10 como cada uma dessas necessidades está sendo satisfeita em sua vida para obter uma imagem do motivo pelo qual você não está se sentindo realizado em determinadas áreas da sua vida e onde você pode querer dar mais atenção. Você também pode ver o que está funcionando bem.

É importante saber quais são as quatro primeiras necessidades: Certeza, variedade, significado e amor / conexão. Essas são as necessidades básicas da personalidade (a parte humana de nós). As duas últimas necessidades, crescimento e contribuição, são as necessidades do espírito e precisam ser atendidas se quisermos chegar a nosso destino final.

Como teólogo e pastor já a 22 anos, eu arriscaria adicionar mais uma necessidade basica humana: Deus! Bilky Graham usava muito uma frase em seus sermões que dizia: Todo ser humano tem dentro de si um buraco do tamanho de Deus e só Deus pode preenchê-lo. Deus é a sétima necessidade básica humana e sem dúvida a mais importante. Saber o que Deus quer de sua vida vai mudar e moldar completamente seu destino.

Descubra sim quais são as suas motivações e as suas principais necessidades básicas mas acima de tudo, descubra o que Deus quer de você e se entregue a Ele.

______________________