Princípio 08 — Discipulado

MANUAL DE DISCIPULADO 2

Avivamento e Reforma

___________________________________________________________________

Ser Igual A Jesus E Fazer As Obras Que Ele Fez

"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. "— 1 Coríntios 11:1

IMITADORES DE CRISTO

"Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo." — 1Cor 11:1

As instruções de Paulo são simples. Sigam meu exemplo assim como eu sigo o de Cristo. Paulo estava confiante em sua caminhada com o Senhor ao ponto de recomendar que outros seguissem seu exemplo. Quando somos crianças, a imitação é forma que usamos para aprender. Os bebês ouvem os adultos emitirem sons e tentam imitá-los. Minha filhinha está com 1 ano e meio e ela adora imitar tudo que fazemos. Ela ama me "ajudar" enquanto trabalho no quintal, calçar os sapatos da mãe e brincar de fazer comidinha com as panelas da cozinha. A imitação é uma das melhores maneiras de se aprender. Quando um jovem quer ser um atleta profissional, ele imita seu jogador favorito; quando gosta de cantar, imita seu cantor predileto. A sociedade freqüentemente segue a moda e o estilo dos cantores e atores famosos. A imitação começa quando somos crianças com nossos cuidadores e segue na maturidade quando passamos a ser influenciados por pessoas que são referencial e modelo pra nós.

O nosso principal chamado é sermos iguais a Jesus e fazermos as obras que Ele fez — Ed Rocha

A frase acima pode parecer impossível a primeira vista. Pense nisso, ser igual a Jesus? Sério? Será que alguém na história da humanidade conseguiria?Tire um momento agora para refletir sobre isso com seus ancorados e veja o que cada um tem a dizer sobre isso. Quando terminarem de ouvir os comentários continue o estudo a partir da linha abaixo.

E aí? Qual foi a conclusão de vocês? É possível ser igual a Jesus? Claro que sim! Se não fosse possível ser igual a Ele o apóstolo Paulo não tentaria. Quanto a fazer as obras que Jesus fez, Ele mesmos nos disse que faríamos não somente as obras que Ele fez mas até mesmo obras maiores:

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai." — João 14:12

Sabemos que foi pelo poder do Espírito Santo, e não pela sua própria divindade, que Jesus fez todos os seus milagres. Assim sendo, qualquer filho de Deus cheio do Espírito Santo pode fazer os milagres que Jesus fez, basta andar em sintonia, comunhão e intimidade com o Espírito Santo para ouvir o seu direcionamento.

"Sucesso sem sucessor é fracasso!" — Myles Munroe

Paulo foi um dos melhores modelos que temos nas escrituras. De todos os apóstolos ele foi o que mais e melhor cumpriu o mandamento de Jesus de pregar o evangelho e fazer discípulos. Foi do ministério de Paulo que nasceram várias igrejas como as de Éfeso, Galácia e Roma.

Paulo estava motivado e focado no trabalho que Deus lhe deu, ele defendeu a verdade, mas seu maior legado não são as igrejas que ele começou mas sim os líderes e filhos espirituais que ele gerou.

O MODELO DE PAULO

Paulo se mudava para uma nova cidade e começava um novo trabalho se reunindo na casa dos novos convertidos. No início do trabalho ele mesmo discipulava os novos fiéis. A partir desse grupo inicial ele levantaria líderes para pastorear a igreja quando ele partisse. Desses discípulos Paulo levantava também alguns filhos espirituais, os quais ele levava para suas longas jornadas missionárias. Nessas viagens ele os treinava para se tornarem pastores das igrejas que ele havia fundado. Foi assim com Timóteo e Tito, os quais se tornaram os Bispos sobre uma série de igrejas plantadas por Paulo.

Precisamos ser pessoas que os novos crentes podem imitar. À medida que crescemos em nosso discipulado e em nosso relacionamento com Deus, devemos nos tornar um norte, um modelo, para os mais novos na fé. Viva de tal forma que as pessoas desejem imitar seu exemplo. Lembre-se que ensinamos mais por atitude do que por palavras.

SER IGUAL A JESUS

Ser igual a Jesus é, entre muitas outras coisas, ser:

  • Submisso;
  • Quebrantado;
  • Humilde;
  • Servo;

Quando modelamos Jesus em nossas atitudes e em nossas palavras vivemos a verdade do Evangelho. Não basta demonstrarmos isso na igreja e não vivermos isso em casa, isso seria uma hipocrisia. Nosso alvo é sermos iguais a Jesus o tempo todo, até mesmo quando estamos sós. Eu creio que estamos longe de conseguir isso, mas também creio que ser igual a Jesus é algo possível, do contrário Ele não nos encorajaria a isso. Eu creio que quando conseguirmos alcançar 10% de nosso objetivo então estaremos vivendo o verdadeiro avivamento que leva à reforma da sociedade em que vivemos. Neste dia não mais somente leremos sobre a história do avivamento, neste dia nós escreveremos a história.

Avivamento e Reforma

Ed Rocha

Lider Senior — Pier49

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.