Lembranças de Nova Friburgo

Estive em Nova Friburgo em 2009 ou 2010. Não lembro direito. Foi antes daquelas horrendas chuvas que destruíram a cidade. Não lembro agora onde guardei as fotos que tirei naquela época nem sei ainda como ilustrar esse texto. Estou usando pela primeira vez essa plataforma.

Escrevo aqui sobre algo que muito me alegrou na cidade. Naquela época, todos os ônibus eram circulares e o princípio e o fim de todos os trajetos era o terminal próximo à Praça Getúlio Vargas. Você pegava o ônibus em qualquer ponto da cidade, pagava a passagem, descia no terminal e pegava o ônibus lá dentro para o destino que você quisesse, sem pagar uma segunda passagem. Gostei disso porque, como turista, não me desesperava quando cometia um erro. Sabia que o ônibus acabaria por me deixar no terminal e lá eu pegaria o transporte certo.

Soube depois que esse sistema eficientíssimo foi abandonado. O que tornou mais caro andar pela cidade e deu menos segurança aos que mal a conhecem, como eu. Não voltei lá depois disso, mas conheci pelo Facebook um candidato a vereador que pleiteava, junto com o prefeito da sua chapa, a volta desse sistema que tanto me agradara. Aqui de São Gonçalo enviei dinheiro para auxiliar essa chapa. Infelizmente meus candidatos não foram eleitos. Mas esse modelo de transporte que Nova Friburgo tinha, eu gostaria de vê-lo como regra em todas as cidades.