Udon delivery: estudo sobre restaurante de sushi

Estudo percorrido por todo o desenvolvimento do produto.

O objetivo

O estudo foi realizado com um cliente real, sediado na cidade do Recife, cujo objetivo era entender os pontos positivos e as frustações dos usuários em relação ao site e ao sistema de delivery da empresa. O cliente deseja abrir mão de plataformas terceirizadas e ter 100% da operação pelo site (ou app)

O problema

O Restaurante já tem uma marca consolidada e foi inaugurado em 2014. O delivery foi aberto em 2018. Nesse sentido, o site não atende às demandas dos usuários e há muitas queixas sobre o delivery. Ademais, o site atrapalha também os atendentes do delivery, pois os clientes têm dificuldades em realizar pedidos sozinhos e acabam entrando em contato por outros meios de comunicação.

O processo

A pesquisa

O objetivo da pesquisa

A pesquisa foi realizada para fins de estudo do curso Design Circuit 2.0, com um cliente real, sediado na cidade do Recife, com objetivo de entender os pontos positivos e as frustrações dos usuários em relação ao site e ao sistema de delivery da empresa.

Descobertas

Descobertas

A partir dos insights gerados ao longo da pesquisa, ficaram perceptíveis alguns pontos de melhoria, em relação ao objetivo geral do projeto:

  • Adicionar previsão de entrega;
  • Colocar fotos nos itens;
  • Categorizar melhor os itens do site;
  • Alterar/Remover itens do carrinho;
  • Botão de CTA dificulta ações;
  • Diferenciar itens clicáveis e não clicáveis;

Persona

Após a análise dos dados das pesquisas realizadas, foram agrupadas todas as informações sobre os usuários para a elaboração da persona.

Mapa de afinidade

Para aprofundar e conhecer ainda mais as características da persona, foi construído um mapa de afinidade, baseado nas pesquisas realizadas.

Oportunidades

Depois de entender melhor sobre o negócio e sobre o usuário, parti para as estudar e elencar as melhores oportunidades para o cliente

Como poderíamos

A fim de transformar as dores dos usuários, identificadas no mapa de afinidade, em oportunidades de negócio, foi utilizada a técnica de “Como poderíamos”, juntamente com dois usuários do produto. A técnica foi aplicada de forma online, com auxílio do MIRO.

Priorização

Matriz esforço x Impacto

Após conhecer os principais pontos de dor do usuário, utilizei a “Matriz esforço x impacto” para definir o que deveria ser priorizado no projeto.

Observação!

Apesar dos itens “colocar foto nos itens” e “categorizar melhor os itens” estarem localizado no quadrante de muito esforço, foram também priorizados a pedido dos clientes.

Definição

Card Sorting

Aqui, utilizei esta técnica com 3 pessoas, com intuito de definir melhor o mapa de site, a localização dos itens e as nomenclaturas a serem utilizadas na interface.

Mapa do site

Reunidos todos os insights e analisadas as anotações feitas no workshop colaborativo para a prática anterior (card sorting), chegou a hora de montar o mapa do site.

UI Design e conceitos

A partir daqui, começarei a abordar temáticas voltadas para as mudanças propostas para a interface do cliente.

Para começar, reuni algumas referências para o projeto:

Wireframe

Depois e colhidas as referências, comecei desenhar o site. Primeiro, com o protótipo de baixa fidelidade:

Próximos passos!

A partir daqui, está em desenvolvimento a fase de wireframes de média fidelidade e o do protótipo. Nesta parte, priorizaremos os itens de importância acima citados e posteriormente colocaremos aqui.

Muito obrigada e até mais!

UX Designer https://www.linkedin.com/in/eduardamsalesmelo/