Altcoins: O que são, como pesquisar e comprar uma criptomoeda alternativa

Eduardo Cruz
6 min readNov 21, 2017

--

Imagem de: https://bitcoinmagazine.com

Muitos já conhecem o Bitcoin, mas o mundo de criptomoedas vai muito além. De acordo com o site: www.coinmarketcap.com existem atualmente 1263 criptomoedas diferentes no mercado. Chamamos todas as moedas que não são bitcoin de altcoins, termo em inglês que significa moedas alternativas.

Como o Bitcoin foi a primeira criptomoeda e desde sua criação sempre teve seu código fonte aberto, é muito fácil para alguém simplesmente copiar o código e lançar sua própria moeda.

Há altcoins dos mais diversos tipos e sabores, algumas são simplesmente clones de outras moedas com mínimas mudanças. Outras são fundamentalmente diferentes, até inovadoras e em alguns aspectos podem ser superiores ao bitcoin. Algumas tem uma utilidade específica dentro de alguma plataforma, estas são chamadas de tokens. Porém muitas, se não a maioria, são puros golpes, com o único objetivo de enriquecer seu criados.

Quem conhece o bitcoin sabe da volatilidade que tem, mas comparado com muitas altcoins o preço do bitcoin é até “estável”. Especialistas e diversos veteranos do mercado de criptomoedas esperam que a maioria das altcoins venham eventualmente morrer.

De qualquer forma, para quem gosta de especular pode ser interessante investir em altcoins, pois caso consiga analisar e encontrar um projeto promissor ainda no seu início, o potencial de ganho poderá ser astronômico.

Mas por onde começar? Realmente não é fácil diante de tanta informação. Mas mostrarei aqui uma maneira simples de buscar informação básica sobre um projeto.

O primeiro passo seria saber o nome da moeda, quem entra neste mundo de criptomoeda rapidamente será bombardiado com algumas possibilidades. No exemplo abaixo irei utilizar o IOTA, que é um projeto que eu considero interessante e que tem uma comunidade brasileira bastante ativa. Para a grande maioria da altcoins você somente encontrará informações em inglês.

O site www.coinmarketcap.com é referência no mercado, caso a criptomoeda que você estiver buscando não esteja neste site, jamais invista. Provavelmente é golpe!

Entre no site e digite o nome ou a sigla da moeda que esteja buscando, conforme a imagem abaixo:

Ao clicar enter, o site te levará a uma página específica do moeda, com diversas informações importantes. Vamos entender a parte superior da página.

Além do nome da criptomoeda temos:

  1. O website oficial do projeto, normalmente é lá que você encontrará informações atualizadas sobre o projeto, links para fóruns, carteiras (wallets) aonde guardar a moeda de forma segura etc.
  2. O Announcement te levará a página da moeda no fórum mais importante de criptomoedas que é o https://bitcointalk.org. É lá que um novo projeto é anunciado antes mesmo de ser lançado. Aí se pode seguir todo o desenvolvimento do projeto também.
  3. Explorer (neste caso há 2) são páginas aonde você pode verificar contas, saldos, transações e ver informações gerais sobre rede* (Blockchain) da moeda. *No caso da IOTA é um Tangle e não um Blockchain.
  4. Message Board são outros fóruns de discussão aonde se pode participar, fazer perguntas e verificar se a moeda tem uma comunidade ativa ou não.
  5. Este é o ranking geral da moeda dentro do site CoinMarketCap. Este ranking é com base no Market Cap que veremos abaixo.
  6. Tag é uma maneira que o site classifica as moedas. Os tags mais comuns são: Coin, Token, Mineable; Significam: Moeda, token e se a moeda é minerável.
  7. É o preço atual da moeda, dado em USD (dólares) e BTC (bitcoin)
  8. É a variação em porcentagem que a moeda teve nas últimas 24h tanto em dólares quanto em BTC.
  9. Market Cap é o valor total de mercado da moeda. Se obtém este número multiplicando a quantidade de moedas no mercado pelo preço.
  10. Volume (24h) este é o volume total da moeda negociada nas últimas 24h. Quanto maior este número, mais líquida (fácil de vender/comprar) é a moeda.
  11. Circulating Supply é quantidade de moedas que estão no mercado.
  12. Max Supply é a quantidade máxima de moedas que poderão existir no futuro.

No caso da IOTA o Circulating Supply e o Max Supply são iguais, isto significa que todas as moedas que poderão existir já estão no mercado e que não há mineração. Para contrastar podemos tomar o bitcoin, que tem hoje um Circulating Supply de 16.6 milhões e um Max Supply de 21 milhões.

Na parte de baixo da página temos um gráfico histórico de preço (USD e BTC), Market Cap e Volume. É possível alterar as datas para ver um período específico também.

Caso tenha interesse em comprar a moeda, é aqui que poderá encontrar os mercado aonde a moeda é negociada. Basta clicar em Markets, acima do gráfico.

  1. Aqui você poderá ver em quais mercados a moeda é negociada. No caso da IOTA ela está disponível em 4 bolsas (exchanges) diferentes. Bitfinex, Binance, IOTA Exchange e Bit520.
  2. Pair são os pares negociados. No caso podemos ver que na Bitfinex há 3 pares diferentes, se pode negociar IOTA com USD (dólar)*, BTC (bitcoin) e ETH (ethereum).
  3. Volume (24h) é o volume negociado na últimas 24h.
  4. Price é o último preço negociado daquele par.
  5. Volume (%) é a porcentagem em relação ao total do mercado daquele par. Neste caso acima podemos ver que os pares de IOT/USD* e IOT/BTC na bolsa Bitfinex foram responsáveis por mais de 80% do volume total negociado de IOTA no mundo todo nas últimas 24h.
  6. Updated é quando o site recebeu a última informação do mercado.

Este post visa demonstrar como obter informações básicas de sobre uma criptomoeda. Encontrar o site oficial, fóruns, e o explorer. Ver quantas moedas há no mercado, o volume negociado nas últimas 24h, se é uma moeda ou token, se a moeda é minerável ou não, saber o preço histórico e encontrar as bolsas aonde a moeda é nogociada.

Para analisar uma moeda a fundo é necessário fazer mais do que isto, porém este guia já te dará algumas informações confiáveis e servirá de ponto de partida para mais estudos.

Os riscos de se investir em altcoins é enorme, há uma boa chance de se perder 100% do investimento. Tome bastante cuidado e nunca invista mais do que estiver disposto a perder.

*A bolsa Bitfinex diz que usa USD porém na prática é usado o USDT. Que não é a mesma coisa. Caso queira saber mais veja este post abaixo:

--

--