Bitcoin — Invista em você antes

Imagem de: http://bit-finance.com/wp-content/uploads/2017/01/BTC.jpeg

Com a recente alta significativa do bitcoin, que somente em 2017 passou de USD 950 para uma máxima de quase 5.000 USD, muitas pessoas querem investir. O que esquecem é que esta moeda além de altamente volátil também exige um conhecimento técnico mínimo para que o investimento não seja completamente perdido, devido a um erro próprio.

Não há dados exatos e precisos sobre a quantidade de bitcoins perdidos, mas estima-se que por volta de 15% do total de moedas em circulação (16,5 milhões), ou seja aproximadamente 2,47 milhões de moedas, estejam para sempre perdidas dentro do blockchain. À cotação atual de cerca de USD 4.100, o total perdido equivale a mais de 10 bilhões de dólares norte-
americanos.

O erro mais comum é a perda de chaves privadas (código usado para movimentar suas moedas). Mas também há envios a endereços validos, porém sem dono.

Também houveram inúmeras bolsas de bitcoin “hackeadas” nestes últimos anos, aonde o investidor perdeu todo seu capital. Não entrando no total mencionado acima, por tratar-se de roubo e não perda. Assim, também é importante saber que não é seguro manter suas moedas de forma definitiva na conta da bolsa.

Há um ditado que diz: se você não possui sua chave privada, as moedas não são suas!

Antes de investir em bitcoins, procure investir em você.

Uma maneira prática de aprender seria comprar um pequeno valor de uma moeda (talvez Dogecoin), que tenha ferramentas funcionais e praticar com a compra, venda e transferências até que esteja familiarizado com alguns conceitos básicos:

  1. Aprenda a diferença entre a chave privada e a chave pública;
  2. Aprenda a usar um explorador de blockchain para verificar contas e transações;
  3. Tenha a paciência para baixar uma “core wallet” (pode demorar dias). Depois uma “light wallet” e posteriormente aprenda a usar uma“online wallet”;
  4. Crie uma “paper wallet” e aprenda a importar ela;
  5. Mande suas moedas para uma bolsa, sempre que possível ative o 2FA (2 factor authencation) e faça uma operação de depósito, compra, venda e resgate.

Após ter esta experiência, você estará mais preparado para investir em criptomoedas.

Não há dúvidas de que é um mercado muito interessante e bastante promissor, mas como os ex-donos dos mais de 10 bilhões de US dólares perdidos podem comprovar, os riscos vão muito além da volatilidade do preço.