O que é um ICO?

Eduardo Cruz
3 min readSep 24, 2017

--

Imagem de: http://www.wewhatsapp.com/uploads/gpimages/stockmarket_large.jpg

ICO é a sigla em inglês para Initial Coin Offering, o termo deriva de IPO que é Initial Public Offering (oferta pública de ações em português) e se refere ao momento em que uma empresa lança ações ao mercado.

Portanto, o ICO é uma forma de uma empresa, do ramo digital (Blockchain) lançar ao mercado moedas ou token digitais como forma de financiar seu projeto. É uma maneira de Crowdfunding (Financiamento Coletivo).

O conceito de financiamento coletivo já era uma realidade no mundo. Sites como o www.kickstarter.com e www.indiegogo.com nos Estados Unidos movimentam um valor significativo. No Brasil, somente em 2016 (ano de crise) o www.catarse.me arrecadou um total 16.2 milhões de reais para os diversos projetos listados em sua plataforma, tiveram um crescimento de 41% ante 2015.

O mercado de crowdfunding como um todo movimentava 34 bilhões de dólares no mundo, e o mercado de ICOs está caminhando a passos largos para ser uma das, se não a principal, forma de crowdfunding.

Os primeiros exemplos de ICO (na época não tinham este nome) ocorreram em 2013 quando desenvolvedores diversos projetos novos de blockchain discutiam em um forum (www.bitcointalk.org) maneiras de financiar seus projetos. Eles tinham um conceito de projeto, tinham um público interessado, mas faltavam os recursos para fazer o projeto sair do papel. Fazia sentido vender parte das moedas do futuro projeto para as pessoas do forum e com isto financiá-lo.

Desde então o conceito só cresceu e se tornou a principal maneira de projetos novos de Blockchain se financiarem. Além de conseguirem uma pré divulgação do projeto.

Para se ter uma ideia em 2014 o Ethereum (ETH) chegou a captar 18 milhões de dólares com seu ICO. Já 2016, que foi um bom ano o montante arrecadado em ICOs chegou a103 milhões de dólares.

Porém em 2017 realmente teve uma explosão de ICOs e dados de janeiro até setembro colocam a cifra em impressionantes 1.7 bilhões de dólares.

Alguns projetos conseguiram verdadeiras façanhas, arrecadando montantes absurdos: Filecoin com 262 milhões, Tezos com 232 milhões, e Bancor com 153 milhões de dólares foram os maiores até o momento.

No mundo dos ICOs há muitos projetos interessantes, como também há muitos projetos questionáveis sendo lançados. É preciso ter muita cautela na hora de investir.

Caso tenha interesse em saber mais sobre os novos ICOs a serem lançados, no site Tokenmarket tem um calendário dos ICOs ativos e programados para o ano.

Mas tenha cuidado, antes de investir procure se informar sobre o projeto, sobre a equipe, leia o White Paper, procure saber sobre a experiência dos desenvolvedores. Saiba que na maioria dos casos é somente um projeto, que é provável que seu dinheiro esteja retido e as chances também são grandes de que não dê certo e seu investimento vire pó.

Assim, lembre-se de nunca, NUNCA, investir mais do que você está disposto a perder!

--

--