Por que não comprei antes?

Image : shutterstock

O aumento do preço do bitcoin, que apenas em 2017 passou de menos de 1,000 USD para uma máxima de mais 6,000 USD, faz com que jornais publiquem manchetes sensacionalistas do tipo: Revista Exame “Quem comprou R$ 100 em bitcoins há seis anos hoje tem R$ 120 mil”; publicação na Fortune: “Quem comprou 5 USD de bitcoin há 7 anos hoje teria 4.4 milhões de USD”; ou citam o exemplo da Pizza de 10.000 BTC, quando em 2010 no forum Bitcointalk, o usuário Laszlo se dispôs a comprar 2 pizzas grandes por 10 mil bitcoins. A conversa original se pode ver aqui.

Esta história da pizza se tornou tão conhecida que anualmente, no dia 22 de maio é celebrado o “Bitcoin Pizza Day”, e hoje até existe uma conta no Twitter (criada em 2015) que diariamente publica o valor da pizza comprada por Laszlo, 54.3 milhões de USD no momento que escrevo.

www.twitter.com

Não há dúvidas de que valorização do bitcoin foi astronômica, como se pode ver no gráfico abaixo:

https://www.coindesk.com/price/

Reparem que o Coindesk, que é uma referência em notícias de criptomoedas, apenas inclui dados a partir julho de 2010, quando um bitcoin custava 0.06 USD.

Outro site que é referência neste mercado é o CoinMarketCap. Mas nele os dados históricos do bitcoin começam apenas em abril de 2013, quando o bitcoin já estava em 135.3 USD.

Ambos sites de referência nem existiam e nem conseguiram ter dados referentes ao período quando a famosa pizza foi comprada.

A verdade é que muito especuladores que estavam no mercado nos primórdios, tiveram ótimos lucros.

Vejam o exemplo abaixo, em maio de 2011 o usuário abaixo menciona que “Gostaria de ter segurado seus 1700 BTC que ele havia comprado por 0.06 USD e depois vendeu a 0.30 USD, porque naquele momento o BTC estava valendo 8 USD”

Ele teve um lucro de 5x, mas se arrependeu por que teria tido um lucro de 133x se tivesse segurado sua posição. Porém, alguém acredita que se ele tivesse suas moedas a 8 USD ele teria esperado chegar ao 6000 USD de hoje? Óbvio que não!

Hoje todo mundo pensa: “se eu tivesse comprado quando X, hoje eu teria $$$”

www.frontpagemag.com

A verdade é que não! Se você tivesse comprado lá trás, você certamente já teria vendido também. A única maneira de você ter “segurado” seria se tivesse esquecido suas bitcoins e fosse um acumulador de lixo eletrônico.

Hoje, com todas as ferramentas que existem ainda não é fácil entender o bitcoin, imagine antes então, era muito mais difícil. Quem investiu nos primórdios ou era aventureiro ou um gênio da computação ou ambos.

Do ponto de vista histórico do Bitcoin, ainda estamos no começo. Apesar de muita gente já ter ouvido falar em bitcoins poucos são investidores. Na minha opinião existe um potencial de ganho futuro. Não como no passado, porém provavelmente significativo.

Caso queira investir, procure se informar antes. Leia este post abaixo sobre alguns riscos inerentes a esta tecnologia:

E lembre-se: nunca invista mais do que você esteja disposto a perder!