Sobre o Mercado de Transferências

Eduardo.Oliveira
4 min readApr 6, 2023

--

Eu estava refletindo sobre alguns comentários de janelas de transferências em geral e percebi que muitas pessoas ainda tem ideias muito distorcidas de como se deve montar uma equipe de futebol. Muitas não percebem o valor de jogadores experientes, o papel que um jogador vai ter em uma equipe, o valor de mercado a ser pago, qual função o jogador é capaz de exercer em campo devido a suas características e até mesmo, pasmém, em quais posições o atleta joga (se é que ele joga em mais de uma). Por isso, pensei em escrever um pouco sobre o que eu acho importante avaliar no momento de analisar uma janela de transferências de uma equipe.

A primeira análise a ser feita é o objetivo do clube para o próximo ano. O objetivo normalmente é relativo com o poder financeiro da equipe: equipes com pouca verba tendem a ter como objetivo não serem rebaixadas, avançarem poucas fases nos mata-mata… e é isso. As equipes mais ricas possuem o objetivo de vencerem os títulos de todos, ou quase todos os torneios que participarem. Alguns ficam em um meio do caminho, procurando sonhar com algo mais alto que a temporada passada, outros mais cautelosos em uma construção a longo prazo. Pode parecer bobo, mas a definição de objetivos para a equipe na temporada vai ajudar a dar um norte para quais contratações devem ser feitas, e ajudar o time a conquistar os objetivos dentro da realidade do clube.

Com o objetivo definido, podemos ir para o próximo passo que é como executar o objetivo. Pretendo montar uma equipe mais reativa, focada em defender e contra-atacar? Uma equipe para pressionar mais alto, e verticalizar o jogo a todo momento? Uma equipe que tente ter a bola por muito tempo nos pés e jogar com mais paciência? São inúmeras perguntas que podem ser feitas para definir o estilo de jogo da sua equipe, e muitas vezes isso já pode estar definido antes mesmo do objetivo da temporada, por uma filosofia do próprio clube (como acontece com Ajax, Barcelona, as equipes do grupo Red Bull, etc). Na verdade, clubes que já possuem uma filosofia de jogo facilitam o trabalho de procura de jogadores para transferência, pois o perfil de atletas estará pré-determinado sempre, incluindo para jogadores da base, diminuindo os erros na montagem de elencos. A forma da equipe jogar é extremamente importante, pois isso indica qual o tipo de técnico o time deve ter, e quais jogadores vão ser extremamente importantes para que o estilo de jogo seja executado da melhor maneira possível, e da mesma maneira importante, quais jogadores não vão conseguir contribuir da maneira esperada para aquele determinado tipo de jogo.

O próximo passo deve ser avaliar o próprio elenco. Creio que um bom elenco é aquele equilibrado de diversas formas. Alguns jogadores entre 18 e 23 anos, mais alguns acima de 33 anos, e a maior parte formada por atletas entre 24 e 32 anos, período médio do auge da maioria dos atletas de futebol, mesmo que seja o começo do auge, ou o início do fim. Se essa distribuição for feita por setores, melhor ainda. Ter a defesa, o meio e o ataque com jogadores nas três faixas etárias acima também ajudam a aumentar o rendimento da equipe (pelo menos em teoria). Você terá jogadores para assumir responsabilidades em momentos difíceis, jogadores com potencial de crescimento, e jogadores que podem servir de exemplo para esses mais jovens, além de também ser uma possível ajuda para administrar problemas fora do campo.

A avaliação agora parte para as carências de posições. Quais posições apresentam um nível abaixo do esperado no elenco? Se são várias, deve-se fazer um ranking para verificar quais são mais importantes do que as outras. Se tenho a necessidade de comprar um volante e um zagueiro, não existe razão para gastar a maior parte da minha verba em um atacante. É claro que outras variáveis podem mudar algumas decisões (como o crescimento inesperado de um jogador da base ou uma grande oportunidade de mercado), mas tendo definido as prioridades, fica mais fácil e organizado de se contratar os jogadores certos para continuar montando um elenco sólido a curto, médio e longo prazo.

Por último, decide-se quais atletas deverão ser contratados baseados em todos os critérios acima. Vamos pensar em um exemplo rápido para brincar com esses critérios e filtrar uma contratação para uma equipe. Digamos, o Real Madrid.

Na data de publicação deste texto, o Real Madrid conta com o seguinte elenco:

Defesa — Courtois (30), Lunin (24), Carvajal (31), Vazquez (31), Odriozola (27), Militão (25), Vallejo (26), Nacho (33), Rudiger (30), Alaba (30), Mendy (27)

Meio — Camavinga (20), Tchouameni (23), Kroos (33), Ceballos (26), Modric (37), Valverde (24)

Ataque — Ascencio (27), Vini Jr. (22), Rodrygo (22), Hazard (32), Mariano (29), Benzema (35)

Seguindo as regras estabelecidas acima, hoje não vemos nenhuma necessidade para a equipe titular. Talvez de um ponta direita, apesar de Rodrygo e Valverde revezarem este papel durante a temporada (mesmo ambos gostando de jogar em outras posições). Para completar o elenco, o Real Madrid poderia contratar alguns jovens para as laterais, e definitivamente um jovem para ser, quem sabe, o futuro centro-avante do time no lugar do Benzema.

Claro que ainda não sabemos quais jogadores devem sair do clube também, mas pensando apenas nessas necessidades, no poderio financeiro do clube, e na filosofia de comprar estrelas, Reece James (23), lateral direito do Chelsea e Alphonso Davies (22), seriam contratações que fariam muito sentido para o clube. Centro-Avante como Julian Álvarez (22) e um Ponta Direita como Saka (21), Coman (26) e Gnabry (26) também se encaixariam nesses critérios, bem como fazem total sentido técnico e tático para a equipe e seus objetivos.

Creio que esses são os principais pontos a se levar em conta em uma janela de transferência para uma equipe. Pretendo aprofundar e destrinchar mais essas ideias, bem como trazer outras novas para esse assunto, mas por hoje, bastam essas reflexões.

--

--

Eduardo.Oliveira

Analista de Desempenho e de Mercado, sou apaixonado por futebol, NBA e RPG, e estarei aqui escrevendo ideias que tenho sobre futebol.