Ouça mais Podcasts

Sabiam que hoje é o Dia do Podcast?

Essa data foi escolhida porque em 21 de outubro de 2004 o Danilo Medeiros lançou o Digital Minds, o primeiro podcast do Brasil. De lá pra cá milhares de programas surgiram, transformando a podosfera brasileira em uma das mais ricas e prolíficas do mundo.

Acredito que a melhor maneira para celebrar esta ocasião é tentando aumentar o número de pessoas que ouvem podcasts no Brasil. Quero evangelizar a galera sobre o quanto estão perdendo por nunca terem escutado um podcast antes ou por não fazerem isso com frequência suficiente. E é por isso que montei a lista abaixo:

20 Razões para você escutar Podcasts

01 — Podcasts são divertidos
Sabe aqueles papos que você tem com seus amigos nas mesas de bar? Vocês passam horas falando sobre milhares de assuntos diferentes, mas a conversa é tão legal que nem dá pra sentir o tempo passar. Escutar podcast também é assim. Os episódios são tão divertidos que mesmo um programa com 120 minutos passa voando.

02— Podcasts são educativos
Já pensou em aprender coisas novas enquanto se desloca pela cidade à caminho do trabalho? Dá pra fazer isso tranquilamente com podcasts. Basta encher seu Smartphone ou MP3 Player com episódios sobre ciência, história, política, música, tecnologia, ou qualquer outro assunto que te interesse, e partir pra rua!

03 — Podcasts são de graça
Você não precisa pagar nada para escutar podcasts. Basta baixar gratuitamente o arquivo MP3 para seu computador ou celular e pronto. Se preferir, pode também ouvir diretamente no site via streaming.

04 — Podcasts são fáceis para baixar
É tão fácil ouvir podcasts que até a sua avó de 80 anos é capaz de fazer isso. Você pode instalar um aplicativo em seu celular que vai baixar os episódios automaticamente ou então entrar no site do seu programa favorito, apertar o PLAY e se divertir.

05 — Podcasts são apaixonantes
Sabe aquela série que você é apaixonado e não consegue ficar sem assistir? Com podcast também é assim. Depois que você começa a acompanhar os programas regularmente, fica tão viciado que nem considera a possibilidade de perder algum episódio mesmo que o assunto não te interesse tanto assim.

06 — Podcasts te fazem viajar
Que tal saber como as pessoas se vestem no inverno da Noruega? Ou talvez entender as diferenças de comportamento entre a sociedade japonesa e a nossa? Quer fazer um turismo gastronômico por diversas cidades do mundo? Dá pra fazer tudo isso com podcast também, basta procurar os programas certos e deixar a sua mente viajar livremente.

07 — Podcasts te fazem relaxar
Depois de um dia cansativo no trabalho, daqueles que te esgotam física e emocionalmente, voltar pra casa escutando um bom podcast vai fazer uma diferença absurda em sua vida. Você ri, relaxa e deixa todo o peso daquele dia de merda pra trás.

08 — Podcasts te fazem rir
Quer rir? Mas tipo assim… rir muito! A ponto de passar vexame em público. Então escute podcasts. A maior parte dos programas produzidos no país são de humor ou feito por pessoas bem humoradas. Acredite em mim quando digo, algum podcast ainda vai te fazer gargalhar!

09 — Podcasts te fazem correr
Podcasts te ajudam a manter o foco durante a malhação. Basta escolher o episódio certo, colocar os fones de ouvido, apertar o PLAY e se jogar!

10 — Podcasts te fazem chorar
Podcasts trazem histórias emocionantes contadas por pessoas comuns. Gente com os mesmos problemas e dificuldades que você. É impossível não se identificar com os podcasters em algum momento e acabar com os olhos cheios de lágrimas.

11 — Podcasts te fazem pensar
Aos mostrar os pontos de vista de pessoas diferentes, gente que não costuma aparecer nos canais tradicionais de mídia, os podcasts podem te ajudar a questionar e repensar as suas próprias atitudes.

12 — Podcasts te deixam ligado
Os assuntos abordados são divertidos e intrigantes. Os podcasts te deixam vidrado pra saber cada vez mais sobre os temas comentados. É muito comum acabar de escutar um programa e correr para pesquisar no Google. A nossa sede de conhecimento aumenta absurdamente.

13 — Podcasts te motivam
O podcast certo, no momento certo, pode te empurrar pra frente e forçar você a mover o seu traseiro gordo para sair do lugar comum em sua vida pessoal ou profissional.

14 — Podcasts te acompanham
Não interessa pra onde você vá, basta levar seu Smartphone ou MP3 Player que sempre terá um bom podcast por perto pra te ajudar a passar o tempo.

15 — Podcasts te inspiram
Uma frase dita durante um podcast por alguém que você nunca viu na vida pode ser o suficiente para te dar aquele estalo que vai gerar uma ótima ideia. Algo que vai mudar a maneira como você pensa ou se relaciona com o mundo à sua volta.

16 — Podcasts não consomem o seu tempo
Numa época em que temos cada vez menos tempo pra nos dedicar a tudo que nos interessa, os podcasts são perfeitos! Eles não exigem a sua atenção completa e podem ser ouvidos enquanto você executa tarefas simples como cozinhar, arrumar a casa, lavar os pratos, tomar banho ou até mesmo dirigir.

17 — Podcasts são uma ótima forma de se manter bem informado
A maior parte dos podcasts brasileiros têm periodicidade semanal ou quinzenal, isso fará com que todas as discussões e temas mais relevantes do momento cheguem até você.

18 — Podcasts aumentam o seu repertório cultural
Você vai ouvir falar sobre milhares de filmes, séries, livros, games e quadrinhos que nem mesmo imaginava que existissem. E mais do que isso, já saberá de antemão o que vale a pena ou não, evitando assim perder tempo e dinheiro consumindo coisas ruins.

19 — Podcasts são plurais
Qual a última vez que você assistiu a uma matéria na TV aberta falando sobre teatro ou balé? Lembra de ter lido um artigo sobre literatura ou arte em alguma revista de circulação nacional? A grande mídia não costuma dar espaço para conteúdos que não são destinados ao público geral, mas o podcast é um mídia de nicho e são tantos os assuntos discutidos que você certamente encontrará um programa falando sobre aquilo que te interessa.

20 — Podcasts formam uma comunidade
A podosfera brasileira funciona, de certa forma, como uma rede social. Os podcasters estão sempre convidando colegas de outros programas para participarem dos seus episódios. Além disso, é comum os ouvintes se tornarem amigos na área de comentários dos sites ou nas redes sociais. A galera que produz e/ou escuta podcasts têm a clara sensação de que fazem parte de algo maior. Uma comunidade se formou em torno do podcasting e isso é ótimo!

Já que hoje é o Dia do Podcast, que tal ajudar a divulgar a mídia? Coloque aqui nos comentários os podcasts que você escuta e compartilhe este texto com seus amigos. Vamos espalhar a palavra!

Eduardo Sales Filho é publicitário e produz o Podcast Papo de Gordo desde 2008. Além disso, ele também é um dos responsáveis pelo Metacast, Losties Podcast e VirtualNet Podcast.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Eduardo Sales Filho’s story.