Impactos das mídias digitais na Publicidade e Propaganda

O tempo em que anunciantes destinavam seu foco somente para as mídias tradicionais como televisão, rádio e o jornal impresso está cada vez mais postergado, graças à publicidade digital.

Com a mudança cultural que a tecnologia proporcionou, a internet faz-se presente 24 horas na vida das pessoas, onde se relacionam por redes sociais, fazem compras, assistem filmes, programas e interagem com as marcas, tudo em tempo real, ao mesmo tempo, a qualquer hora, e em qualquer lugar. Com isso a capacidade das marcas se comunicarem com seus possíveis clientes mudou, não se retrata mais de maneira engessada, hoje ela busca estreitar os laços com seus consumidores, na qual os mesmos participam da vida da marca, e consequentemente, a marca também participa da vida de seus consumidores tornando a comunicação digital essencial para tanto.

Nesse âmbito digital, Vivemos em uma era de excesso de informação, as pessoas são constantemente bombardeadas por propagandas e muitas empresas lutam pela atenção de um potencial consumidor/cliente.

Para sobressair entre as outras, um dos principais recursos ganha uma importância vital é o storytelling ,que consiste na partilha de uma história única sobre uma empresa/ marca /produto, criando uma relação de proximidade entre a empresa e o cliente. Uma boa história revela a grande vantagem que a empresa em questão trouxe para a vida do consumidor.

Com o aumento de publico na internet, consequentemente cresce as mudanças de uso deste meio, mas o fato é que a internet sempre foi a mesma, na prática não foi sua tecnologia que mudou e sim o comportamento de seus usuários. Logo, os diferentes momentos da internet como por exemplo a WEB 2.0 denominada a era social , até representam um avanço na tecnologia, porém, estão mais relacionadas a forma que a utilizamos.

Diferente da web 1.0 caracteriza o inicio da internet, onde não havia muitos recursos de conteúdos e interatividades, a Web 2.0, foi a revolução dos blogs e chats, das mídias sociais colaborativas, das redes sociais e do conteúdo produzido pelos próprios internautas que buscavam conveniência, comodidade Rapidez e dinamismo, e apresenta construção de conteúdo online para troca e propagação de informação. Novamente a web já se prepara para uma nova virada que já estamos percebendo aos poucos. Classificada como web 3.0, ela se caracteriza pela organização de informações para melhor potencializar o entendimento e aprimoramento não só do homem, mais das maquinas, onde informações coletadas sobre o próprio usuário/consumidor são melhores compreendidas para otimizar as experiências deste usuário na web. Podemos notar isso nas mídias sociais que se tornaram um meio para divulgação do conteúdo (produto/serviço) de empresas, implicando na visibilidade da empresa com o aumento do tráfego para o site. Podemos considerá-la como uma ferramenta essencial que tem por objetivo, compartilhar informações com o maior número de pessoas possível, divulgando para conhecimento das mesmas informações de produtos/ serviços, valores de forma rápida, cômoda e inteligente.