Resiliência e Aprendizado Ativo


Em tempos de mudança e turbulência, é muito importante investir tempo e inteligência para saber quais os produtos, serviços e experiências que produzem mais valor agregado.
Isso nos ajudar a criar foco e velocidade de execução.
É um esforço cognitivo concentrado naquilo que gera mais significado e mais retorno. Sabemos que os PSE’s mais valorosos são também mais complexos. Essa é a grande dificuldade dos profissionais de média performance. Saber o que é mais valoroso e saber executar projetos e tarefas de alta complexidade.


Precisamos nos antecipar à este problema padrão. Se não forem bem orientados, eles irão fazer as tarefas mais fáceis, as que eles mais gostam, as menos trabalhosas e mais prazerosas.
Essas, justamente, são aquelas que não trazem tanto valor agregado. Precisamos ajudar os profissionais a lidar com as tarefas e projetos complexos e valorosos.
De maneira efetiva, líderes ajudam a transformar essa complexidade em estágios ou fases menores, com menos variáveis, onde o profissional consegue dominar parcialmente as tarefas e concentrar-se em solucionar os problemas daquele estágio.


E seguem assim, até dominar totalmente o projeto complexo de valor. Em tempos de mudança, é crucial ter uma mente organizada, que sabe selecionar o que é valor e que executa de forma ágil. Essa é a chave para compreender, produzir e obter retorno positivo durante as mudanças.
Eduardo Carmello — Diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos, consultor organizacional e educacional. Conferencista Nacional, indicado 5 vezes ao TOP 5 do prêmio Top os Mind de Recursos Humanos. Professor do MBA Gestão Estratégica e Econômica da FGV-SP. Autor dos livros Gestão da Singularidade: alta performance para equipes e líderes diferenciados (2013, Editora Gente), Resiliência: a transformação como ferramenta para construir empresas de valor (2008, Editora Gente) e Supere: a arte de lidar com as adversidades (2004, Editora Gente).
Twitter e Facebook: Eduardo Carmello