Saber pensar na frente da adversidade

Se você conhece a diferença entre ilusão e realidade, pode começar a construir suas potências e responsabilizar-se por suas fraquezas. Se pode aprender e crescer com a realidade dos fatos, pode discernir o que é certo e correto, produzir pensamentos críticos e empreender para conquistar seu próprio pão e sua própria casa.

Então vibrará de uma forma onde encontrará gente com ética e respeito, onde ninguém está acima da lei, ninguém se considera especial a ponto de merecer privilégios vitalícios e jamais rouba nada em nome de um símbolo ou causa maior.

Se construir essa coerência existencial e vibrar nessa essência, poderá pensar e enfrentar algumas centenas de adversidades da vida. E como se sabe, não serão poucas.

Você pode suplantar a insegurança, a preguiça, a dependência, a desonestidade intelectual e a ansiedade para se relacionar com gente que te arrume dinheiro rápido e fácil, sempre às custas da ignorância e da ingenuidade dos outros.

Quando aprender a pensar na frente da adversidade, criará novos caminhos e encontrará novos bons parceiros.

É só uma questão de tempo e determinação.

Eduardo Carmello — Diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos, consultor organizacional e educacional. Conferencista Nacional, indicado 5 vezes ao TOP 5 do prêmio Top os Mind de Recursos Humanos. Professor do MBA Gestão Estratégica e Econômica da FGV-SP. Autor dos livros Gestão da Singularidade: alta performance para equipes e líderes diferenciados (2013, Editora Gente), Resiliência: a transformação como ferramenta para construir empresas de valor (2008, Editora Gente) e Supere: a arte de lidar com as adversidades (2004, Editora Gente).

www.entheusiasmos.com.br

[email protected]

Twitter e Facebook: Eduardo Carmello