Siga em frente…


Essa foi uma semana intensa de trabalho. Há uma forte preocupação por parte das empresas, líderes e equipes quanto à questão sobre como prosperar em momentos de mudança e complexidade. Independente das interpretações otimistas ou pessimistas, a que melhor se adapta à esse contexto é a análise realista.
É a que te dá melhor capacidade de enfrentamento. Não é fácil para a maioria dos profissionais. Quando você dá esse passo para adentrar na Realidade dos fatos, uma nova porta se abre.
Mesmo diante da crise mais profunda (interna ou externa), sempre haverá espaços para mentes proativas e criativas suplantarem as dificuldades e encontrarem novas estratégias para produzirem Valor.
Você entra na arena da Realidade, experimenta as dores das desilusões e autoenganos, para depois se deparar com novas possibilidades e caminhos que podem ser percorridos. É uma bela jornada de coragem e desenvolvimento da maturidade pessoal e profissional.
Mas não acaba por aqui. Há um segundo desafio para empresas, líderes e equipes. As possíveis soluções aparecem, mas quase nunca são simples, fáceis e prazerosas. Vários consultores e palestrantes vão te vender soluções mágicas em 3 passos. Mas a verdade é que elas são muito mais complexas e precisam ser fortemente planejadas e implantadas em 10 estágios (por exemplo).
E a cada estágio, tudo vai ficando mais turbulento, difícil e desagradável. Sem um alto grau de resiliência, a maioria só consegue chegar até o passo 4, 5 ou 6. A oportunidade está traçada, mas não estamos conseguindo ir até o fim, por falta de consistência, persistência ou mesmo de compromisso com o nosso próprio projeto.
A lição da semana é: independente da crise que você está enfrentando, independente do estágio em que está atuando, o compromisso com o seu autoconhecimento é fundamental. É esse movimento interior de nos descobrir e de escanear nossos pensamentos e sentimentos diante de cada passo. É o engajamento pessoal e intransferível de aprender a lidar, de forma proativa, com cada obstáculo, transformando cada experiência em competência ativa, que nos ajuda a crescer e ultrapassar os estágios finais dos projetos que nos comprometemos a realizar.
Eduardo Carmello — Diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos, consultor organizacional e educacional. Conferencista Nacional, indicado 5 vezes ao TOP 5 do prêmio Top os Mind de Recursos Humanos. Professor do MBA Gestão Estratégica e Econômica da FGV-SP. Autor dos livros Gestão da Singularidade: alta performance para equipes e líderes diferenciados (2013, Editora Gente), Resiliência: a transformação como ferramenta para construir empresas de valor (2008, Editora Gente) e Supere: a arte de lidar com as adversidades (2004, Editora Gente).
Twitter e Facebook: Eduardo Carmello