Uma comunidade de estudantes da língua chinesa

Eduardo Cruz
3 min readSep 9, 2018

--

Objetivo — Criar um sistema online para a comunidade de estudantes da língua chinesa (alunos do Instituto Confúcio pelo mundo)baseado em três pilares:

  • 1 — Estudo sistemático — Os estudantes poderão através do sistema fazer auto-avaliações de conhecimento baseados no conteúdo visto em sala de aula e no conteúdo das provas oficiais do Hanban: HSK, HSKK.
  • 2 — Informação— A lista de turmas, alunos,professores, eventos estará disponível online. Os alunos poderão se cadastrar, convidar seus professores e colegas. Cada cidade terá o seu blog de notícias e formas de permitir a interação da comunidade local. O sistema estará disponível em português, inglês e mandarim.
  • 3 — Gerenciamento acadêmico (opcional)— Caso seja de interesse do instituto, o gerenciamento de alunos, professores, conteúdo e avaliações poderá ser feito pelo sistema.

Em 2015 eu comecei a estudar o chinês Mandarim no Instituto Confúcio da UPE — Recife (Link pro site 😬). Na época, eu resolvi criar um sistema que me ajudasse a sistematizar o estudo do vocabulário visto em sala de aula. Existem aplicativos que lhe ajudam a estudar, mas nenhum era efetivamente focado no conteúdo específico do curso. Na falta de um nome melhor, usei nihao (link para o site)(你好) "olá". Uma das primeiras palavras que se aprende em mandarim.

Sistema de testes disponível em http://nihao.eduardocruz.com/

Fiz alguns testes e fui acumulando algumas idéias, mas basicamente o foco era, criar uma forma sistemática de acumulo de conhecimento sobre o vocabulário definido.

Em 2018 criei um blog de testes para demonstrar ciblog (Confucius Institute Blog), mas a idéia é que cada cidade onde tenha um instituto possa ter o seu blog então seria algo www.site.com/recife

Blog de testes disponível em http://ciblog.eduardocruz.com/

Então em resumo a idéia é unir em um novo endereço, o sistema (http://nihao.eduardocruz.com/) onde qualquer pessoa estudante do instituto pode se cadastrar, fazer sua auto-avaliação e pode também ter acesso a um tutor online, alguém de uma turma mais avançada que pode lhe ajudar e trocar informações. Juntamente com uma estruturas de blogs por cidade (http://ciblog.eduardocruz.com/) e finalmente, um sistema de gestão acadêmico que poderá ser usado por qualquer Instituto que tenha interesse. No sistema, os estudantes terão a opção de ter os seus perfis públicos ou privados, mas estudantes que estejam na mesma turma, poderão ver o perefil dos colegas. E o professora cadastrado com acesso aquela turma também. E por fim, o diretor do instituto terá acesso a todas as turmas do instituto da sua cidade.

A idéia é começar um projeto piloto em Recife e a medida que o sistema estiver estruturado contactar e incluir estudantes de outros institutos de outras cidades e países. Considerando-se que a sistematização dos três pilares deve ser semelhante entre institutos distintos, guardando as suas características individuais e as características individuais de aprendizado dos alunos. Para o projeto piloto o objetivo é trazer alunos que tenham mais dificuldade com a língua, visto que esses é que poderão se beneficiar mais de um apoio externo. Comparado com alunos que já tem facilidade no aprendizado da língua.

--

--