Quando o paraquedas ainda não abriu….

Eduardo Damico
3 min readSep 29, 2017

--

Você chora ou curte o momento?

Esse texto fala sobre estar formado mas ainda não ter nada certo nas mãos, sobre o sentimento de perdido/ansioso/nervoso e algumas verdades daquilo que pode definir o seu futuro sucesso. Vai dar tempo pra uma galera se preparar e provavelmente o restante se identificar.

Minha mãe (Dr. Virgínia) sempre me disse que este é um momento importante de ser aproveitado. Mas obviamente é muito mais fácil falar do que fazer.

No meu último semestre de faculdade, eu fazia: empresa júnior, monografia, estágio. E tudo isso me dava energia, saciava a sede de não parar um segundo sequer com uma entrega atrás da outra. E esse amontoado de coisas trouxeram lições de autoconhecimento, networking, amizades e experiências incríveis. Mas em julho (2017) toda essa correria teve seu fim esperado.

Colei grau e logo pensei: "Ah, não fiz mais do que minha obrigação", já que sempre estudei em boas escolas e tive uma educação de muita qualidade. Mas meu pai, me alertou:

Foi uma grande conquista. Muitos param antes disso, pode comemorar!

Acredito que essa seja minha primeira lição para esse momento: valorizar suas conquistas. Refletindo, entendi que devia me orgulhar de superar a graduação e que agora começa o meu próximo desafio, o mercado. E acredito que vocês devem pensar assim também, independente da conquista, felicidade por passar de fase e foco para a próxima.

Voltando, em pouquíssimo tempo eu saí de todas as minhas atividades de uma só vez e encarei o famoso desemprego. E não vou negar, é muito desconfortável e assustador, já que não parava de martelar na minha cabeça que o paraquedas pode muito bem não abrir e você se esborrachar no chão.

E escancara-se o protagonismo: a partir de agora eu teria a maior liberdade do mundo para escolher o que fazer, ainda mais considerando que não tenho família para cuidar e, além do meu Netflix, contas para pagar. Mas não se enganem, a liberdade traz responsabilidade de arcar com os resultados de suas escolhas, sem mais desculpas, você e só você. Com grandes poderes vêm grandes responsabilidade não é mesmo?

E você acha que grandes empresas vão bater na sua porta porque ouviram falar bem de você?

Não mesmo…

Nossos contatos vão apresentar as nossas próximas oportunidades, isso é certeza. Aquela pessoa que conhece alguém que nos apresenta uma oportunidade, investimento ou contato profissional. Então se esforce para criar, manter e fortalecer esse networking. Nem todos serão seus melhores amigos, mas é importante conseguir se relacionar para mostrar seu trabalho e potencial.

E como mostrar que você está na busca de uma oportunidade?

Se expondo, aparecendo, trabalhando…

Estejam abertos a diferentes oportunidades, mesmo que sejam fora da sua zona de conforto ou plano inicial. E por incrível que parece, não é incomum querer ficar em casa quando você se depara com tantos NÃOs. Mas a ideia é justamente persistir, conhecer novas pessoas, abrir portas para novas oportunidades e ser o protagonista em busca de seus objetivos. Então não fique em casa esperando cair no seu colo, pois não vai.

Porque mesmo que você tenha um plano e vários sonhos, as etapas intermediárias ainda vão ser meio obscuras, ou pelo menos é o meu caso. Então agora é o momento de correr atrás, com fome de sucesso, pois apenas o talento não é suficiente, como diz esse texto sensacional do Arinzé.

Resumindo, esse momento é difícil, cheio de dúvidas e medos, mas é fundamental para crescer e amadurecer como profissional e ser humano. Então, aproveitem a viagem, curtam a liberadade e a brisa, pois esse poderá ser um dos últimos momentos completamente soltos na sua vida adulta.

--

--