O Princípio do Design na Arte

Devido a constantes intermediações entre atuantes destas duas áreas, são cada vez mais diversificadas as noções de diferenças e igualdades entre os campos de Design e Arte. Mesmo que a visão dos termos esteja sempre se atualizando, há possibilidades de demonstrar como o conceito contemporâneo de Design já se fez presente durante o desenvolvimento de obras artísticas.

Partindo da época em que a Revolução Industrial já se firmava como principal fator na evolução tecnológica na Europa, fica muito evidente a necessidade de uma forma de produção artística que pudesse ser reproduzida facilmente em uma grande escala para a venda e distribuição em maior número, obedecendo ao consumismo exacerbado provindo do reerguimento da Europa pós-guerra. É neste ponto em que os artistas são submetidos a encontrar uma solução para este impasse: readequar os aspectos subjetivos de suas obras para um padrão diferente de formas. Os artistas passam a exercer um trabalho de organização de elementos visuais dentro de uma proposta formal, imposta pelos tempos modernos, e ainda conseguir apresentar um elo de comunicação entre a obra e o espectador.

É fácil relacionar essa desenvoltura projetual dentro do campo artístico com o Design que é, nas palavras de Mônica Moura, “ter e desenvolver um plano, um projeto, significa designar. É trabalhar com a intenção, com o cenário futuro, executando a concepção e o planejamento daquilo que virá a existir”. (VALESE, Adriana et al., 2003, p. 118).

Mesmo que em dias atuais a tentativa do distanciamento entre Design e Arte esteja sendo defendida por muitos designers, é presunção afirmar que o processo artístico nunca envolveu princípios básicos da criação projetual do Design, deixando evidente que cada área “deveria ser pensado não como caso singular (particular), mas como expressão de juízos que visam o universal” (VALESE, Adriana et al., 2003, p. 61).

Like what you read? Give Eddie Fontenele a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.