Storytelling : Experiência Pessoal e Propósito Maior

A arte de contar uma boa história sobre seu negócio.

“ Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas,” (êxodo 14:21)

Storytelling nada mais é do que contar histórias. Desde sempre contamos historias para educar, transmitir valores, perpetuar tradições. A humanidade está cheia dessas historias, a bíblia é um ótimo exemplo disso. A arte de contar boas histórias funciona tanto em pequenas ações no seu dia a dia quanto no modo de fazer com que os clientes prestem atenção na sua apresentação, na sua ideia, no seu negócio.

No mundo corporativo as empresas tem utilizado o storytelling para dar vida as suas intenções. Quem não se emocionou ao ver o videoclipe criado pela agencia África da musica Eduardo e Mônica do Legião Urbana para a campanha da Vivo? Intitulado de “a história de amor mais cantada do Brasil” e com duração de 4 minutos, foi visualizado por milhões de pessoas em todo o país. A versão do casal apresentada pela Vivo no vídeo é mais moderna e com foco na importância do papel do telefone para a trama, afinal, se eles não tivessem acidentalmente trocado os celulares, eles jamais teriam se visto novamente, Genial.

Se você tem uma boa história que justifique o seu negocio, perfeito! Se não, não se preocupe, a sua abordagem pode tornar sua historia interessante e atraente. Imagine um empreendedor chamado Jonas. Ele tem uma paixão por animais e é dono de um pet shop que faz doações de parte do seu faturamento para abrigo de animais

Qual a melhor forma de contar a historia do Jonas?

1) “Meu pet shop vende de tudo para cães e gatos. Oferecemos conforto e qualidade para o seu bichinho de estimação”

2) “O meu pet shop surgiu da minha paixão por animais. Assim que abri a loja, comecei também a fazer doações para um abrigo de animais com parte dos lucros. As vendas que acontecem no pet shop ajudam a salvar os animais.”

Se você escolheu a segunda abordagem, ótimo. Ela mostra que existe paixão por traz do negocio e um lado social em cada venda, em vez de apenas uma tentativa de vender o produto.

Existem algumas formas de contar a historia do seu negócio, a principais abordagens são conhecidas como: Experiência pessoal e Propósito maior. A primeira reconta momentos que funcionaram como gatilho para que você decidisse abrir seu negocio, já a segunda abordagem tem um objetivo mais amplo, algo como “mudar o mundo” uma espécie de Negocio Social.

“Negócio Social é uma expressão criada por Muhammad Yunus para descrever um empreendimento que gera lucros e, ao mesmo tempo, causa impacto na sociedade em que atua. Não é uma ONG nem uma fundação filantrópica. Um negocio social é desenvolvido com um propósito social em mente desde seu nascimento. Mas também é possível transformar uma empresa estabelecida em negocio social. O Fator básico que determina se uma empresa é um negócio social será o fato de o objetivo social ser maior que o objetivo de negocio e se refletir claramente em suas decisões.” 
(Kotler, Philip. Marketing 3.0)

Vamos entender melhor como funcionam as duas abordagens.

Experiência Pessoal:
A empresa Livox com sede no Porto Digital do Recife foi fundada por Carlos e consiste em um aplicativo para tablets que torna possível a comunicação com pessoas com deficiências motoras e/ou intelectuais , permanentes ou não. O Nome Livox vem como uma abreviação do termo “Liberdade de voz” e a empresa surgiu da necessidade pessoal do fundador em se comunicar melhor com sua filha que, por uma falha medica no parto, teve paralisia cerebral. Carlos compartilha essa historia com seus clientes e investidores e tem como missão maior facilitar a comunicação com pessoas com dificuldades de comunicação. Nas campanhas publicitárias e até mesmo em suas apresentações ele leva a filha pra fazer demonstrações e deixar claro o quanto ela fica satisfeita e feliz por conseguir se comunicar utilizando o aplicativo desenvolvido pela empresa. Essas ações que cotam a realidade tornam a empresa e o serviço mais humanos.

Propósito maior: 
A empresa KIND Consultoria quer tornar aos poucos o mundo em um lugar mais gentil. Para que isso aconteça a empresa inspira as pessoas a agir de modo gentil, através de um movimento criado por eles chamado #moviventokind. As ações do movimento ajudam pessoas e empresas a colocar em prática ideias que tenham um alto impacto social, por meio de incentivos mensais.

*mais : ( https://share.america.gov/pt-br/daniel-lubetzky-misturando-negocios-com-um-milhao-de-atos-de-bondade/ )

A Livox começou com uma experiência pessoal vivida pelo seu fundador e a Kind com um propósito maior. As duas se destacam em seus segmentos justamente porque contam historias e envolvem pessoas. Os negócios e suas histórias podem ter experiências pessoais e também um propósito maior, porem é mais fácil escolher uma dessas e criar sua forma de contar sua historia. Desenvolva a sua, as melhores histórias são recheadas de detalhes, mostram jornadas pessoais e não focam apenas em aspectos técnicos e tendências da moda. Crie a sua e divulgue!

Deu para entender um pouco melhor a técnica do storytelling e porque ela é tão eficaz?

Qualquer duvida deixe um comentário que prometo responder rapidinho, se gostou, clica no coraçãozinho que ajuda a divulgar esse texto para que outras pessoas possam lê-lo e assim contar boas histórias também, obrigado!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.