Você pratica comunicação assíncrona?

O que é comunicação síncrona?
A comunicação síncrona é quando temos a oportunidade de falar com alguma pessoa de maneira direta. Ou seja, o emissor passa a mensagem e o receptor responde, sendo que o diálogo ocorre naquele momento.
Dessa forma, as mensagens emitidas por uma pessoa são imediatamente recebidas e respondidas por outras pessoas.
Como exemplo de ferramentas de comunicação síncrona podemos citar o contato via telefone, reuniões, aulas presenciais, etc.
Na internet essa forma de comunicação é comum em hangouts e videoconferência.

O que é comunicação assíncrona?
Já a comunicação assíncrona é a que está desconectada do tempo e do espaço. Ou seja, o comunicador e o receptor podem manter relacionamento na medida em que tenham tempo disponível.
Alguns exemplos de ferramentas de comunicação assíncrona são: WhatsApp, email, sms e aplicativos de mensagens, como WorkPlace, Slack, etc.

É importante lembrar que esse tipo de comunicação também não é nenhuma novidade. Embora menos comum nas últimas décadas, ela existe desde que o mundo é mundo, desde com os sinais e pinturas rupestres até um passado não tão distante com as cartas, aparelhos de secretária eletrônica, etc.
Na comunicação assíncrona estar online não significa estar à disposição. A pessoa do outro lado pode estar ocupada, realizando alguma tarefa ou simplesmente tratando com prioridade um assunto mais importante.

Então, para mim, em uma comunicação de sucesso temos que nos atentar as dicas abaixo:

Sempre seja direto

Muitas vezes você não sabe quando sua mensagem vai ser lida. Então, sempre adiante ao máximo o assunto. Com educação, é claro.

Veja nos exemplos abaixo, e avalie o que fica mais objetivo:

Pergunta: Oi, tudo bem?

Resposta: (2 DIAS DEPOIS) Pois não?

P: Gostaria de agendar uma reunião.

R: (4 dias depois) Qual assunto?

Perceba o tempo que pode ser perdido quando não vamos direto ao ponto na comunicação assíncrona, tudo estaria resolvido na primeira troca de mensagens se fosse direto ao ponto.

Exemplo de quando você é o emissor da mensagem
Pergunta: Oi, tudo bem? Gostaria de agendar uma reunião, no dia XX/XX, em tal lugar, para tratar de tal assunto. Minha agenda online está em AQUI (aplicativo). Aguardo a confirmação da melhor data e horário.

E se você for o receptor da mensagem?

P: Oi, tudo bem?

R: Olá, estou ótimo. E você? Por gentileza, pode informar seu CPF (número de cadastro, email, telefone ou a forma que sua empresa usa para reconhecer essa pessoa), qual é seu problema? Como posso te ajudar?

Comunique-se pensando nos detalhes
Dedicar toda sua atenção a uma única conversa é um desperdício de tempo enorme! Então, os detalhes são de extrema importância para uma comunicação assíncrona. Solicite a pessoa o máximo de informações e detalhes sobre o assunto e, principalmente, como ela espera que seja atendida. Isso parece redundante? Sim, mas talvez não seja, pois podemos ter profissionais que investem um grande tempo e mobilizam vários outros para “solucionar” o problema de uma maneira que talvez não seja a melhor maneira.

É importante reforçar que na comunicação assíncrona tudo ocorre no tempo que o interlocutor tem disponível para você ou para seu assunto. Neste caso, temos que ter paciência, e se for algo que "necessite de resposta urgente", vale combinar outras formas de comunicação com seus interlocutores.

No mais, respeite o tempo da outra pessoa, se não está te respondendo agora é porque não pode ou não quer nesse momento.

Apaixonado pela vida e por viagens. Foco em resolver problemas e desenvolvimento das pessoas de forma adaptativa, inovadora e inspiradora.

Apaixonado pela vida e por viagens. Foco em resolver problemas e desenvolvimento das pessoas de forma adaptativa, inovadora e inspiradora.