ECAM 0/15 (ESTÁGIO DE CORRESPONDENTE EM ASSUNTOS MILITARES)

Formação De Futuros Jornalistas Em Áreas De Conflitos Armados

Neste mês de outubro o Ministério Da Defesa Exército Brasileiro Comando Militar Do Sudeste.
 Executou um estágio para futuros jornalistas, o assunto em pauta neste congresso de jovens estudantes, foi a participação de correspondente em conflitos armados.
 
 Por meio de Militares de alta patente no exército brasileiro , o curso teve um conteúdo de muita avalia para todos os participantes , houve palestras em todos os dias de curso com integrantes de alta patente no exército brasileiro .
 
 Abordagens como “ Direitos Humanos, Direitos Internacionais, Comunicação Social No Exército Brasileiro, Prática De Jornalismo De Acordo Com Os Problemas Militares Simulados, Experiência Em Áreas De Conflitos”. E outros temas de suma importância para os jovens que futuramente farão ou serão enviados para a cobertura de assuntos desta natureza.
 
 O curso teve ainda a participação de experientes jornalistas que participaram efetivamente de conflitos e compartilharam sua vivencia em casos de guerra e conflitos armados.

Roberto Godoy jornalista do “Estado De São Paulo e Willian Waack “TV Globo” foram alguns dos convidados a dialogarem com os participantes do curso.
 
 Com o intuito de mostrar aos participantes, as dificuldades, estratégias, e os deveres destes profissionais que são designados a cobrir este tipo de jornalismo, perigoso e de grande serventia para o publico em geral , o Comando Militar Do Sudeste , deu uma aula de organização e apoio aos futuros jornalistas. 
 
 Um trabalho minucioso , bem elaborado e com a ajuda de integrantes do Comando Militar Do Sudeste , os participantes ainda tiveram aulas de campo (Simulação) de ambientes de conflitos e a cobertura e apuração de informações sobre o tema abordado.
 
 Geopolítica, história, história do Exército Brasileiro , jornalismo em toda sua essência , contando com material de apoio didático ofertado gratuitamente pelo Exército, os jovens tiveram apoio integral , para o exercício do curso sem a necessidade de gastos com alimentação e diversos itens incluso deste curso de estágio.

A integração do sistema de Comunicação Do “Comando Militar Do Sudeste” foi determinante para o sucesso deste projeto único e diferenciado oferecido pelas forças armadas brasileiras em conjunto. Militares de diversos estados, com experiência no Brasil e exterior e de seguimentos diferentes no exército, foi o diferencial para o êxito e sucesso desta estágio.
 
 Segue abaixo a grade curricular do “Estágio De Correspondente Em Assuntos Militares”.
 Direitos Humanos & Direito Internacional Humanitário.
 O Comando Militar Do Sudeste No Contexto Do Exército Brasileiro.
 A 11*Brigada De Infantaria Leve Na Força De Pacificação.
 A Comunicação Social No Exército Brasileiro.
 Efeito Das Armas.
 Primeiros Socorros.
 Exposição De Material Militar E Demonstração.
 Orientação Prepara e Consome De Ração Operacional.
 Negociação E Sequestro.
 Pista De Progressão.
 Ambiente Em Jogos De Guerra.
 Prática De Jornalismo De Acordo Com Os Problemas Militares Simulados.
 Jogos De Guerra — Entrevistas Individuais E Coletivas, Produção De Material Jornalístico.
 Análise E Mitigação De Risco Em Cobertura Jornalística. 
 Experiência Em Áreas De Conflito — Roberto Godoy (O Estado De São Paulo).
 Experiência Em Áreas De Conflito — Willian Waack (TV Globo).
 Experiência De o Comando Militar Do Sudeste No Trato Com A Mídia.
 
 Agradecimentos a todos os profissionais envolvidos neste grandioso projeto e um agradecimento especial a todos os militares que auxiliaram na elaboração desta matéria.
 E ao Comando Militar Do Sudeste.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.