• ** Economia Em Declínio ***

A economia brasileira vive tempos de incertezas e baixa credibilidade.

Os reflexos deste caos instaurado no coração do país são catastróficos para população. Aumentos de bens essenciais são um dos pontos de preocupação, produtos importados e matérias primas usados em diversos tipos de seguimento estão com valores exorbitantes.
 
 Com a queda de notas nas principais agências de análise de risco, a economia do país entra em um processo de estagnação para não dizer em queda.
 Com o rebaixamento nas agências investidores estrangeiros ficam receosos em aplicar capital e investir no país. 
 
 O grau de investimento de um país é um selo de qualidade que assegura aos investidores um menor risco de calotes. A partir da nota de risco que determinado país recebeu, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos (por exemplo, com juros maiores) compensa o risco de perder o capital investido com a instabilidade econômica local.

O Brasil conquistou o grau de investimento pelas agências internacionais Fitch Ratings e Standard & Poor’s em 2008. Em 2009, conquistou a classificação pela Moody’s.
 
 A fuga de capital internacional tem um “efeito em cascata” para a economia, o efeito cascata seria a menor geração de emprego, alguns desarranjos na política econômica. O mercado entende já que vão entrar menos dólares no Brasil e o preço sobe que é o que está acontecendo agora. Então, os produtos importados ficam mais caros. Vai ficar mais caro para quem se utiliza de produtos de saúde, por exemplo, que é um setor que importa muito. O mesmo ocorre com máquinas e fertilizantes para o setor agrícola.

Economicamente estudos apontam que menos investimentos podem afetar o poder aquisitivo das pessoas, Isso torna a vida do cidadão comum mais difícil para conseguir emprego ou amenta o risco de perder o emprego. 
 
 A expectativa de recuperação de notas não é nada otimista, agora com a perda do selo de bom pagador nas três agências, a perspectiva para uma reconquista do grau de investimento fica ainda mais distante. Historicamente, países costumam levar cerca de 5 a 10 anos para recuperar o título.
 
 Segundo dados do Jornal “O Globo”, como consequências já visíveis da perda do selo de bom pagador vem a
queda do volume de investimentos estrangeiros em ações, renda fixa e títulos públicos, como também do montante de investimentos estrangeiros diretos, que recuaram 22,5% em 2015.

Para recuperação da economia ajustes deverão ser tomados, com cuidado para não ser tão impactante a população e proteger as camadas mais pobres, investimentos em educação para aumentar a produtividade dos trabalhadores a economia do presente e do futuro também exige pessoas capacitadas para produzir bens e serviços diferenciados.
 
 Somos um país paupérrimo em inovação. As invenções aqui dentro vieram de fora. Os remédios que nós tomamos são fabricados hoje em laboratórios brasileiros. Mas é a mistura das fórmulas que vêm de fora. Dos equipamentos médicos que nós usamos, raros são criados no Brasil.
 Segue Infográfico Explicativo Fonte : Globo.Com*GI*

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.