Não tenha medo da mudança
2015 chegou ao fim e chega aquele momento em que todos, ou a maioria das pessoas dá um stop para fazer um balanço das coisas boas e ruins que aconteceram no ano.
E comigo não poderia ser diferente, desde quando adotei este balanço anual (há exatamente dois anos) eu consegui ter uma visão melhor do que fazer e não fazer com base nas coisas que se passaram no ano anterior.
Foi um ano fantástico para mim, mudanças, desafios, muito aprendizado e planejamento. E é justamente sobre mudança que eu gostaria de falar por aqui.

Quem me conhece sabe que sempre tive pavor de cair na mesmice, na rotina, de ficar vivendo no automático e ficar vendo a vida passar na janelinha.
2015 foi um ano que eu me vi entrando nesse automático, e fui desafiado a por em risco toda uma estabilidade que eu tinha na época no meu emprego. Trabalhava em uma empresa grande e muito boa, com 4 anos de carreira lá dentro, trabalhando com UX Design em projetos muito legais, e desafiadores. Mas de repente eu me vi desafiado a crescer, a buscar algo novo para minha carreira.
E quem nunca passou por isso?
Aquele sentimento que as coisas não estão legais na sua vida profissional, mas o medo da mudança te deixa atrofiado, sem coragem, com medo de ousar e algo dar errado;
E se não der certo?
E se eu trocar de trabalho e não passar na experiência?
E se?, e se… e …
E de repente você se vê vivendo uma vida infeliz, mas "amparado" pela estabilidade.
Ouse mudar, corra o risco, viva!

E com esse pensamento foi que eu tomei uma decisão de mudar de emprego, sempre alinhado com meu sonho de poder melhorar a vida das pessoas através do meu trabalho.
Recebi uma proposta boa de uma empresa foda! Na hora fiquei com aquele medo de mudar, muitas incertezas, praticamente começar tudo de novo e convenhamos, conquistar um lugar ao sol em uma empresa grande não é uma tarefa fácil.
Mas a vontade do novo, de encarar novos desafios, era maior e foi assim que eu tomei a decisão, pondo em risco tudo que tinha conquistado até o momento naquela empresa que eu estava.
E como foi?
Em meados de julho/agosto eu aceitei a proposta da outra empresa e fui trabalhar diretamente com produtos, que era um desejo que eu tinha muito forte, e foi fantástico!
Digo que foi a melhor coisa que poderia ter acontecido na minha carreira.
Os desafios e as experiências tem sido muitas…
Ter que reconstruir novamente uma rede de network no trabalho, conquistar a confiança do time, ter que mostrar que realmente você sabe o que está fazendo, isso é muito empolgante, me sinto vivo!
Ok, nem tudo são flores! Abrir seu e-mail e não ter tantos e-mails para responder é um tanto deprê, passar pelos corredores da empresa e não conhecer ninguém foi muito estranho. Mas foi só uma questão de tempo para as coisas começarem a tomar seu rumo.
Creio que o melhor foi ver eu voltar a crescer novamente, conhecer tecnologias novas, trabalhar com outros bons profissionais que eram referência para mim, ter uma outra visão sobre produtos mobile, entre tantas outras coisas bacanas.
Enfim, estou tendo muitas oportunidades de ampliar meus conhecimentos em áreas onde eu nem fazia ideia que o design tinha importância.
E assim a vida vai seguindo, com desafios, aprendizados e conquistas.
Só tenho agradecimentos a 2015.
E você?
2016 chegou e o que você pretende fazer com ele?
E não tenha medo, nem vergonha de arriscar.