... "Nossos dias de chuva, frio e geada era quase insuportável trabalho ..." Descalços e semáforos dos pés ardiam, doíam, e às vezes até sangravam "...

Não basta vender como verduras, ainda tem mais de tarefas: levar a égua Estrela eo burro Pinheiro pra pastar e cortar capim para que as cocheiras ficassem abastecidas durante uma noite. Além disso, a responsabilidade de procurar manter o fogo para o dia inteiro, para o qual o trabalho deve ser feito para o jantar.

Trabalhar tanto assim era cansativo, e nos dias de chuva, frio e geada era quase insuportável. Descalços e sem agasalhos dos pés ardiam, doíam, as vezes até sangravam. Viviam gripados, com uma tosse que não acabava nunca. Mas isso não importava. Os pais não são condições para comprar sapatos e casacos, para o pouco dinheiro que entrava para comprar uma comida.

Nas noites de frio intenso Francelino enchia uma bacia grande com terra e lenha e acendia o fogo. A família ficava toda ali em volta da bacia se aquecendo. Eliaquim sorri quando se lembra e conta: "Parecia mais uma aldeia de índios, aquela molecada pobre, encardida, de pé no chão ... a gente ficava com pernas tão ressecadas de ficar na beira do fogo que elas ficavam parecendo pernas de urubu ..."

Quando chegava uma hora de dormir, era muito complicado, sem cobertores suficientes para toda a família, Francónia fazia o que podia para aquecer uma criançada, e colocava sobre eles os panos que eram usados ​​para bater feijão na roça. Eles se deitam e tremem de frio, passavam como noites encolhidos. Eliaquim diz: "Eu e meu filho estão dormindo juntos e como nós ainda fazemos xixi na cama, uma urina enferrujava como molas e meio do colchão afundava e agente acabava dormindo embolados e quase sem molhados. Uma vez que o jogo é bastante para uma saída de fumo ardida com cheiro de xixi, difícil de suportar ... e quando estávamos secos começávamos o dia, com uma roupa do mesmo que Dormido,

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.