“Quem tem celular — e boca — vai a Roma”

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

O texto de hoje é menos opinativo e mais informativo. O que me chamou a atenção para este tópico foi ler uma matéria da Folha e descobrir que até o prefeito João Doria Jr não tem ideia que os ônibus da capital possuem GPS.

Ok, alguns corredores até possuem totens digitais que mostram a previsão dos ônibus, mas desde a gestão passada que as informações ali colocadas não batem com a realidade (vamos arrumar isso logo, SPTrans!). No entanto, há modos mais confiáveis de saber o horário exato que o ônibus passará no seu ponto. É só ter um celular na mão com 3G/4G.

Olho Vivo — site

Não é um aplicativo, mas sim uma página na internet na qual você consegue monitorar — em tempo real — onde está todos os ônibus da linha que você pretende usar. O site é oficial da SPTrans, ou seja, qualquer informação lá postada não passou pela mão de terceiros.

O uso é fácil. No endereço http://olhovivo.sptrans.com.br/ há duas opções de buscas: por linha e por ponto. Também é possível monitorar a velocidade média nos corredores e ter informações sobre as 150 linhas que compõem a Rede da Madrugada.

Google Maps — aplicativo

Esse é o que mais uso atualmente. Além de dar informações sobre o trajeto “ponto A, ponto B”, também há uma opção que muita gente não conhece, que consiste em monitorar o horário que o ônibus vai passar no ponto. A base de dados é obtida por meio dos GPSs instalados nos coletivos. Também é bem simples de usar esse recurso: abra o aplicativo, aproxime até o local em que você está e clique no ícone do ponto de ônibus. Aparecerá uma lista com todos os veículos que param naquele endereço e, em verde, uma contagem regressiva para o ônibus chegar até ali.

Como disse, utilizo essa função diariamente e funciona em 99% dos casos. O ruim é que não tem suporte online a ônibus intermunicipais.

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.maps&hl=pt_BR

IOS: https://itunes.apple.com/br/app/google-maps-gps-e-transporte/id585027354?mt=8

Moovit — aplicativo

O “Waze do busão” foi um dos primeiros voltados ao transporte público a aparecer nas lojas Android e IOS. Bem intuitivo, mostra informações sobre horários dos ônibus e previsão de chegada. Também conta com uma opção para deslocamento por bicicleta.

Confesso que não o utilizo muito, pois estou mais familiarizado com os citados acima. No entanto, quando tive que usar, gostei da opção de alerta para descer do ônibus. Assim, você não precisa ficar olhando toda hora o app. Dá até para dar uma cochilada.

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tranzmate&hl=pt_BR

IOS: https://itunes.apple.com/br/app/moovit-app-do-transporte-publico/id498477945?mt=8

CittaMobi — aplicativo

Esse foi um achado! Como trabalho em Osasco, quase no limite com São Paulo, às vezes utilizo os ônibus intermunicipais. O problema era saber quando o coletivo iria passar, pois isso não consta no Maps. Mas meus problemas acabaram quando descobri o CittaMobi. O modo de usar é bem semelhante ao Google Maps: só clicar no símbolo do ponto e já aparecem as informações do horário que ele passará (não é estimativa, é tempo real). Também há informações na web http://cittamobi.com.br/.

Em São Paulo, conta com informações das cidades de Campinas, Diadema, Osasco, Ribeirão Preto, São Caetano, Santo André, Taubaté e capital paulista.

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cittabus&hl=pt_BR

ISO: https://itunes.apple.com/br/app/cittamobi/id875544889?mt=8

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.