Como o dinheiro é criado? — Introdução

O artigo Modern Money Mechanics as a Basis of Economic “Slavery” publicado em 2013 pelo Russo Magomed Ruslanovich Tashtamirov afirma que a organização da circulação de moeda nos Estados Unidos é um exemplo de poder escravizante exercido pelo sistema monetário moderno. Na pesquisa, o autor assume que o processo de emissão e circulação de moeda é uma instituição especial que age com o único propósito de escravizar e manipular a sociedade.

Nossa sociedade é composta por uma série de instituições sociais, como a religião, família, sociedade de classes, política, as leis entre outras. É óbvio que somos influenciados por estas instituições e elas modelam nosso comportamento, nossa forma de pensar e até nossa visão de mundo.

Uma das mais controversas e mal compreendida instituição existente na nossa sociedade capitalista, é o sistema monetário. O sistema monetário é o conjunto de regras e entidades para organizar a moeda.

  • Como o dinheiro é criado?
  • Quais políticas que regulam o processo?
  • O que adiciona valor ao dinheiro?
  • Como este sistema afeta as nossas vidas?

Tudo isso é desconhecido pela a maioria esmagadora da população. Infelizmente economia é negligenciado propositalmente pelo governo nas escolas, e é visto como um assunto confuso, complexo e tedioso. Mas esta complexidade aparente existe propositalmente para esconder uma estrutura poderosa de controle social, que é aceita pelos países e é uma das mais toleradas pela população em geral.

Segundo pesquisa conduzida pelo Credit Suisse (Global Wealth Report) a desigualdade cresce no mundo, onde 1% da população detêm mais da metade de toda a riqueza existente. No artigo do Tashtamirov diz que 40.000 crianças morrem todo dia por conta da pobreza e doenças que poderiam ser prevenidas e 50% da população mundial vive com o equivalente a $3 dólares por dia.

A conclusão de Tashtamirov é que alguma coisa está muito errada na ordem como as coisas funcionam neste mundo.

Querendo você reconhecer ou não, o dinheiro é o sangue que corre em todos os sistemas criados nesta sociedade capitalista a qual estamos inseridos, portanto entender este sistema na forma como ele é e funciona atualmente, é necessário para entendermos como as nossas vidas são do jeito que são.

Esta foi apenas uma introdução para contextualizar e introduzir o assunto que envolve a criação de dinheiro. No próximo artigo vou adentrar no livreto do banco central americano que descreve toda a dinâmica da criação e circulação do dinheiro. Meu objetivo é te revelar as regras do jogo em uma linguagem bem simples e responder todos os questionamentos propostos nesta introdução.

Este artigo foi originalmente publicado em: http://inteligenciafinanceira.net/como-o-dinheiro-e-criado-introducao/

Fonte: Modern Monetary Mechanics Booklet, Modern Money Mechanics as a Basis of Economic “Slavery”, Modern Monetary Mechanics Wikisource, Sistema Monetário, Narrativa em vídeo de Modern Monetary Mechanics, Global Wealth Report, Half of world’s wealth now in hands of 1% of population — report