Como perder dinheiro pagando para o banco cuidar do seu dinheiro

Não faz o menor sentido você pagar para alguém te ajudar a perder dinheiro, pois isso você pode fazer sozinho, errando e aprendendo.

Neste artigo quero mostrar como aumentar os ganhos do seu investimento simplesmente eliminando o intermediário entre você e o título público Tesouro Selic.


Já destaco logo no início do artigo que não existe pessoa melhor para cuidar do seu dinheiro do que você mesmo!


O gerente da sua conta bancária até pouco tempo figurava como a pessoa certa para te assessorar no investimento das suas economias. Pelo menos era a pessoa mais acessível para tratar deste assunto.

Ao menos que o gerente seja um parente próximo seu ou um amigo, ele é a pior pessoa para te ajudar neste assunto. O cargo do gerente de conta de agências bancárias neste caso pode ser visto como um vendedor do banco. Digo isto por causa do conflito de interesses deste ser humano nesta posição. Os gerentes tem que vender produtos e bater metas de vendas mensalmente e neste momento tenho certeza que ele vai priorizar o cumprimento da meta de mensal a te recomendar o melhor investimento.

Eu ainda vou um pouco além neste questão. Mesmo que o gerente seja uma pessoa próxima a você ou esteja imbuído de um genuíno desejo de ajudar você a investir melhor, não restará boas opções para ele te recomendar dentro da instituição que trabalha, pois a maioria dos produtos de investimentos de bancos são ruins e vai servir apenas para engordar ainda mais os lucros destas empresas.

Aprenda isso! Agência bancária não é lugar para procurar por boas opções de investimentos.

Matéria do jornal o globo que mostra a dificuldade de uma pessoa comum ao buscar investimento em agência bancária.

Não vou deixar de reconhecer que dá para garimpar algumas boas opções em grandes bancos, mas na maioria dos casos estes produtos vem carregados de altas taxas, que para o pequeno investidor vai fazer uma enorme diferença na rentabilidade, no melhor dos cenários você vai deixar de ganhar dinheiro.

Dentre os produtos de fácil acesso que os bancos ofertam para o consumidor estão: CDBs, Fundos, Planos de Previdências, Títulos de Capitalização entre outros.

Produtos como títulos de capitalização são tão ruins que deveriam ser proibidos de serem ofertados como investimento.

Os planos de previdência privado trazem consigo uma complexidade tributária que merece um estudo profundo para garantir um bom entendimento e para isso vou recomeçar a excelente série de artigos escrito pelo Leandro D’Ávila do clube dos poupadores: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4 e parte 5.

Os CDBs são bons produtos de investimento. Este é uma das formas que os bancos usam para captar dinheiro no mercado. Na prática você estará emprestando dinheiro para o banco. A única ressalva em relação a este produto nos grandes bancos é que eles pagam uma taxa baixa, minha recomendação é você procurar este tipo de produto em bancos médios que certamente você vai obter melhor rentabilidade.

Fundos de investimentos são muito populares pela sua facilidade de investimento e diversidade de opções. Dentre os vários tipos de fundos, normalmente o mais recomendado ao investidor iniciante são os fundos DI que assim como os CDBs te pagam um percentual do CDI (certificado de depósito interbancário) e possuem um perfil de risco baixo.

Os fundos DI possuem uma regra que define que 95% do patrimônio do fundo deve ser investido em títulos públicos que acompanham a SELIC.

Ora se o maior parte do dinheiro vai para Tesouro Selic, não faz sentido você pagar taxas — podem chegar até 2% ao ano — para o banco simplesmente pegar seu dinheiro e investir no tesouro direto, isso você pode fazer por conta própria.

É importante lembrar também que estes fundos sofrem de um mal chamado come-cotas, que é quando o governo com sua cede insaciável por impostos retira o IR antes mesmo de você resgatar o investimento, o que ocorre a cada 6 meses. Isto pode reduzir em até 2% do CDI da sua rentabilidade final, ou seja você deixa de ganhar dinheiro investindo neste produto se comparado com o investimento direto no Tesouro Selic. Para aprofundar um pouco mais em fundos DI leia este artigo: Fundos DI, o que são?

Este artigo não tem como objetivo demonizar a figura do gerente de conta e nem as instituições bancárias. Mas quero sim criticar as altas taxas cobradas do pequeno investidor em produtos que o banco não tem nenhum trabalho para operacionalizar.

Quero despertar em você a consciência de que existem melhores produtos em bancos médios e pequenos. Não faz sentido algum você pagar para alguém fazer algo tão simples que é comprar títulos da dívida pública federal via tesouro direto por você. No lugar de comprar fundos de DI, compre o título Tesouro Selic, certamente estará fazendo melhor negócio.

Quero deixar aqui uma dica do melhor investimento de todos: VOCÊ! Isso mesmo! Invista em você!

Dedique um tempinho para estudar e conhecer a opções disponíveis. Não existe pessoa melhor para cuidar do seu dinheiro do que você mesmo!

Artigo originalmente publicao em meu site: http://inteligenciafinanceira.net/como-perder-dinheiro-pagando-para-o-banco-cuidar-do-seu-dinheiro/