Dieta Low Carb — Você Sabe Como Fazer?

Elisabete Lopes
Sep 1, 2018 · 3 min read

O que a dieta Low Carb propõe é reduzir a ingestão de carboidratos. Numa alimentação convencional é sugerido que seja ingerido 50 a 55% dele. Já na dieta Low Carb esse nutriente precisa compor entre 45% e 5% do que é consumido em um dia. É muito importante ficarmos cientes que a redução exagerada de carboidrato, abaixo de 40%, até faz com que você emagreça, mas , esse emagrecimento não será saudável e pode trazer consequências graves a saúde. Os alimentos mais comuns, ricos em carboidratos são: arroz, pão, batata e macarrão.

Esse método prioriza o consumo de carboidratos com baixo índice glicêmico, aqueles cujo açúcar é absorvido em uma velocidade mais lenta e por isso não há picos de glicose e insulina no organismo. O arroz integral e a batata doce são exemplos de alimentos de baixo índice glicêmico. Os alimentos integrais que são ricos em fibras também são bem vindos neste método para emagrecer.

Você sabe de que forma a dieta Low Carb te ajuda a emagrecer? A dieta Low Carb contribui para um emagrecimento saudável porque sugere carboidratos de baixo índice glicêmico. O carboidrato tem glicose, que é a energia utilizada pelo nosso organismo e quando ingerido é levado para a célula. Caso haja excesso de glicose, ela é estocada em forma de gordura que se não for “queimada” leva ao ganho de peso. Quando a dieta Low Carb propõe uma diminuição pequena de carboidratos, até 40% do que é consumido no dia, ela também ajuda a emagrecer. Não só o carboidrato, mas a proteína e principalmente a gordura devem ser bem controlados. Com uma redução de 10% e com a melhora na qualidade do que será consumido, a pessoa conseguirá não só um bom resultado, mas também uma reeducação de hábitos alimentares.

Alguns benefícios da dieta Low Carb são:

1- Prevenção da diabetes: Como esta dieta propõe ingerir apenas carboidratos com baixo índice glicêmico, ela pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2. Isto porque quando ingerimos carboidratos de alto índice glicêmico, ocorre um aumento do nível de glicose no sangue e consequentemente o de insulina.

2- Proporciona saciedade: Uma das melhores fontes de carboidratos são aquelas que possuem fibras como o arroz integral e o pão. As fibras aumentam o tempo e que o alimento fica no estômago e quando chegam até o intestino absorve a glicose mais devagar e assim não aumenta os picos de insulina. Proporcionando, assim, saciedade.

3- Ajuda na perda de peso: Quando são consumidos de forma correta , os carboidratos pode te ajudar na perda de peso. Opte pelos de baixo índice glicêmico pois eles auxiliam na queima de gordura.

As verduras e legumes são bem vindas na dieta Low Carb,mas nem todas são indicadas. As que tem mais baixo teor de carboidratos são: berinjela, espinafre, pepino, cebola, chuchu, vagem, rúcula, escarola, alho-poró, aipo ,alface abobrinha, brócolis, couve-flor, acelga, cogumelos, aipo, tomate cereja, couve, agrião, pimentão, aspargos, abobrinha. Abóbora e batata doce não entram nessa lista, pois tem muito carboidrato.

Os alimentos ricos em proteínas como carnes, peixes, ovos, leite e derivados, soja e quinoa, também são low carb. Prefira as proteínas mais magras , como peixe, carne branca e ovos. As proteínas são muito importantes para o organismo pois fornecem os aminoácidos que são essenciais para várias funções do nosso organismo como funções metabólicas, estruturais, motoras e são componentes essenciais para a formação de colágeno.

A dieta Low Carb não é indicada para todas as pessoas. As pessoas que sofrem de insuficiência renal, cardíaca ou hepática ou diabetes não devem fazer essa dieta. Atletas e pessoas que praticam atividades físicas, devem consultar um nutricionista para realizar a avaliação.

Veja mais receitas Low Carb

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade