Melhoria Contínua dentro da agilidade

Elismar Siqueira
Sep 6, 2018 · 2 min read

No atual cenário empresarial e tecnológico é observado a necessidade latente de gestão dos recursos, adaptabilidade e inovação. Estes são fatores relevantes na estratégia e sobrevivência das empresas. Inicialmente o homem era visto como apenas uma extensão da máquina, sendo assim um capital inexplorado, o que resultava em dificultosos processos e desperdícios. Somente ao final do século XX com a evolução das metodologias aplicadas a gestão, os olhares passaram a mudar de foco e desta forma possibilitando uma visão sistêmica da empresa assim como de seus processos. Por consequência o cerne passou a ser o alinhamento dos objetivos, quanto empresa, a atender as necessidades dos clientes externos e internos.

A melhoria contínua tem como finalidade apresentar um conjunto de atividades planejadas por meio das quais todas as partes da organização aspiram aumentar a satisfação do cliente, afetando a percepção de qualidade dos serviços ou bens. A filosofia de melhoria contínua oferece uma gama de ferramentas que são basicamente pontuadas em planejar, desenvolver, verificar e ajustar. Relativamente recente, a ideia dessa metodologia trouxe grandes evoluções na maneira de gerir o desenvolvimento de projetos.

A metodologia ágil muita vezes encarada erroneamente como algo sem estruturação e padrão, pelo fato de oferecer aos envolvidos empoderamento sobre tomadas de decisões e grande adaptabilidade sobre as mudanças apresentadas ao longo do desenvolvimento do projeto. Essa preserva e incentiva a fluidez na comunicação entre cliente e empresa, assim como entre os participantes da construção do projeto. Pautada em ser flexível quanto a mudança apresentadas, uma vez que poderão ser feitas alterações tais como nos requisitos do projeto, membros da equipe, novas tecnologias e limitações de recursos disponíveis. Os fatores que possibilitam esta adaptação são as revisões periódicas e a entrega contínua do produto.

As revisões periódicas do projeto possibilitam elaborar um produto que esteja dentro da necessidade apresentadas no período. Além de exigir um alto grau de contato com cliente a comunicação constante facilita o desenvolvimento para a reformulação dos novos requisitos, limitações e correções do serviço. Outro ponto a ser citado é a forma como ocorre a priorização do próximos passos, durante essas revisões periódicas são apresentadas as necessidades e classificadas de acordo com a prioridade para possibilitar a próxima entrega.

Deste modo, a melhoria contínua dentro da agilidade tem ganhado grande espaço entre os gestores de projetos resultando em equipes motivadas, fluidez na comunicação, otimização de recursos e adaptabilidade.