Laraconf Brasil 2017 — Dia 1/2

--

Olá nerds!

Esse ano tive o prazer de ir no Laraconf 2017, evento cujo qual tinha grandes expectativas e devo de admitir, todas elas foram alcançadas com nota máxima.

Collections, uma solução?!

De cara tivemos uma excelente palestra do Gabriel Caruso que já iniciou o evento “chutando bundas”. Agora não há mais desculpas para foreachs no seu código. Confesso que já estava adotando ARRAY_MAP nos meus códigos, porém o ARRAY_FILTER e como usar esses método encadeados me mostrou uma nova forma de fazer.

API RESTful com Laravel

Na sequência veio a palestra da Camila Silva Fernandes , que mostrou bastante domínio no assunto, mas pra mim que já estou usando o laravel a 2 anos não vi novidades, mas foi uma ótima oportunidade para os iniciantes no framework.

Entenda de uma vez por todas o Container do Laravel

A terceira palestra do dia foi a vez do mestre Ravan Scafi, todas as palestras dele me impactam positivamente, ele tem uma grande didática e sabe bem como explicar temas complexos, dessa vez ele abordou o Service Container do Laravel e de brinde deu a melhor explicação que já vi sobre Injeção de Dependências, essa será minha referência número um quanto for abordar o tema com programadores mais novos.

O mundo além do SOLID e dos Design Patterns

Logo após a hora da boia, foi a vez do Marcos Felipe Nalin Furtado, abordando um tema um tanto quanto polêmico. Concordo em gênero número e grau com a visão que ele tem sobre o SOLID e Design Patterns, todo desenvolvedor tem que pensar muito antes de aplicar os conceitos, não é porque você aprendeu que deve usar em todos os projetos. Nem tudo que é bom é bom para o seu projeto.

Provisionando seu ambiente Laravel com Ansible

Essa foi algo que eu não esperava, o Leandro Costa Martins explodiu minha mente com o Ansible. Não tinha ideia de uma ferramenta tão poderosa de provisionamento de serviços. Ela abstrai e melhora em muito o gerenciamento dos serviços da AWS. Devo estudar essa ferramenta no futuro e ver como isso pode ajudar nos projetos da InnovareTI.

Workflow & Infra para aplicações web

Essa palestra foi para mim, o Gabriel Koerich contou como foi a trajetória da BullDesk deu um show de como escalar a aplicação e ter uma estrutura parruda e de alta performance. Sempre me pergunto qual melhor estratégia para escalar a infra de uma aplicação, e tive muitos insites durante toda a talk, tomei nota de todas as ferramentas que ele indicou e com certeza é algo que todo dev precisa olhar com muita atenção.

Aplicações CLI com Crystal

O grande Vitor Talaia nos trouxe uma palestra com um ar de novidade. Ele falou sobre o Crystal, uma linguagem de programação com uma abordagem um tanto quanto ousada, que seria ser tão rápida quanto C quanto fácil e parecida como o Ruby. Não conhecia o Crystal e ela tem um aspecto parecido com o GO. Com certeza a Crystal entrou para o meu radar (ficarei de olho).

Criando pacotes com Laravel

Esse tema de pacotes está bem falado ultimamente e confesso que até tenho trabalhado com isso nos meus projetos, mas o Lucas Pires Mattos deu um show na explicação de como criar, e quando implementar essa solução. Toda empresa deve pensar em modularizar mais suas aplicações e pensar mais em reutilizar código, e com pacotes é uma grande abordagem.

Mas fica ai a reflexão, o que é melhor? Pacotes em laravel ou pacotes agnósticos a frameworks.

Como construir um MVP com design de código evolutivo guiado a testes

O Ricardo Plansky Jr. falou num tom mais voltado para negócios e meu sócio Lauro Baptista vibrou nessa palestra, alias essa é uma palestra que todo gestor deveria ver.

Muito se fala em MVP e POC, e o Ricardo conseguiu explicar o papel de cada uma com maestria, com certeza iremos ser mais assertivos em quando aplicar uma ou outra.

Uma dica muito boa foi a ferramenta Hotjar, e irei analisar e ver como isso pode ajudar nos projetos da Innovare.

--

--