Ridley Scott, Asif Kapadia Irão Adaptar o Best-Seller não-ficção ‘Sapiens’ (exclusivo)

Elton Wade
Jul 13, 2018 · 3 min read

A magnífica obra do professor Israelense Yuval Harari nas telas em breve.

Capa “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade” Cortesia de Harper

A adaptação irá explorar como o homem se tornou a espécie dominante do planeta.

Ridley Scott (Blade Runner, Alien) e o documentarista vencedor do Oscar Asif Kapadia (Amy, Senna) estão se unindo para adaptar o best-seller internacional Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, do professor israelense Yuval Noah Harari.

Imediatamente lembrando séries de eventos como o Cosmos de Carl Sagan (também um livro) e o Planeta Terra da BBC , Sapiens tem um alcance expansivo: mapear toda a jornada dos seres humanos de criaturas pré-históricas até o presente. Harari tenta explicar como o Homo sapiens, apenas um dos muitos ramos da árvore genealógica do primitivo sapiens, passou a dominar o planeta. “Ninguém, muito menos o próprio homem”, escreve ele, “tinha qualquer indício de que seus descendentes um dia caminhariam na lua, dividiriam o átomo, entenderiam o código genético e escreveriam livros de história”.

Scott produzirá e Kapadia dirigirá a adaptação. Dado o escopo do material, o formato exato para a adaptação está sendo mantido aberto agora, mas uma experiência de evento multiplataforma é imaginada para o material.

Disse Kapadia em um comunicado, “É um livro que muda a forma como você vê o mundo e nossa adaptação deve fazer o mesmo, para servir como um alerta para quem somos, de onde viemos e para onde estamos indo. Scott acrescentou: “Durante anos, Asif e eu temos procurado um projeto para colaborar, e Sapiens tem todos os elementos para ser massivamente divertido, bem como historicamente importante.” (Na verdade, Scott se aproximou de Kapadia depois de ver seu filme de estreia, O Guerreiro, em 2001.)

Harari, professor de história na Universidade Hebraica de Jerusalém, deu uma ideia do projeto na declaração: “Esperamos misturar ciência, ficção, história, drama e gênio para dar vida à incrível jornada de nossa espécie, que começou como um animal insignificante e está agora à beira de se tornar um deus.” Sapiens vendeu 8 milhões de cópias em todo o mundo desde sua publicação em 2011 e conta com Barack Obama, Bill Gates e Mark Zuckerberg entre seus leitores.

Sapiens oferece clareza ao explorar questões profundas sobre o nosso lugar na história e no futuro do mundo, disse Itzik Yahav, diretor-gerente do escritório internacional do professor e que representa Harari e suas obras, no comunicado. “Estamos extremamente entusiasmados por nos associarmos a importantes cineastas para trazer essas ideias para novos públicos por meio do filme”.

Scott e Kapadia garantiram os direitos, representados pela WME, em 2017. O desenvolvimento do projeto está sendo apoiado pela Wellcome. O projeto será uma co-produção entre Scott Free Productions e On the Corner Films e produção executiva para Scott Free por Jack Arbuthnott e David Zucker e para On the Corner de Kapadia e James Gay-Rees.

A WME representa Scott e Kapadia e representou os direitos do livro sobre este projeto.

8h30: Atualizado para esclarecer a representação de Harari no projeto.

Elton Wade

Written by

A INTERPRETAÇÃO QUÂNTICA E RELATIVÍSTICA DA NATUREZA - As Ciências Naturais e a Matemática no Mundo Atual. CONSCIENTIZAÇÃO DO ESPECTRO AUTISTA.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade