Foda-se a Automotivação, você precisa é de DISCIPLINA

Elvis Nogueira
E-volua
Published in
3 min readOct 6, 2016

Antes de começar a fazer uma tarefa chata, já me peguei várias vezes assistindo vídeos motivacionais, palestras, estudos, lendo livros de autoajuda e até assistindo, pela 19º vez, o filme dos 300 de Esparta. Muitas vezes eu não consegui entender a causa de eu não estar motivado a colocar em prática alguns planos, mesmo tendo tomado essas injeções de ânimo.

Isso fazia eu me sentir culpado, incapaz e de quebra ainda gerar um peso enorme na consciência.

No fundo eu realmente era incapaz, não por falta de potencial, mas por nunca ter entendido a relação entre motivação e disciplina, e quando eu entendi minha vida mudou.

Motivação é condicionar o organismo que influencia a direção do comportamento. Em outras palavras, é o impulso interno que leva à ação.

Disciplina é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta, sem se desviar dela.

A automotivação serve para alcançar um estado psicológico e emocional para começarmos a fazer determinada tarefa, porém concluir de fato a tarefa causa esses estados.

De forma mais simples, não devemos esperar ficar em boa forma para começar a treinar. Devemos treinar para se chegar à boa forma.

O que eu finalmente entendi foi que a motivação é importante, mas dura pouco e deve ser utilizada só em alguns casos. A disciplina é que deve ser utilizada regularmente.

Se você esperar até ter vontade de fazer algo para começar, inevitavelmente vai adiar a tarefa. Principalmente se você faz algo divertido enquanto espera. A ação não deve depender do sentimento, mas sim o contrário. Como resultado a ação obrigará o sentimento a aparecer.

O que devemos fazer é cortar a dependência de estar motivado e fazer a tarefa de qualquer jeito. Depois de agir você irá se sentir bem e sem aquele peso na consciência de não ter realizado nada.

Outro problema de depender da motivação para fazer algo é que, de vez em quando, o mundo real exige que se faça coisas que são impossíveis de se entusiasmar, então ficamos frustrados por não conseguir encontrar algo com o que se motivar para agir. Ironicamente nesses casos se motivar causa desmotivação!

Pra quê serve disciplina?

Michael Phelps começou a nadar em 92 e só ganhou sua primeira medalha de ouro 12 anos depois, nas Olimpíadas de Atenas em 2004. Foram muitos anos de treinos contínuos até conseguir se tornar o atleta com mais medalhas olímpicas da história.

Ele não precisou assistir palestras motivacionais ou ler livros constantemente para conseguir treinar todos os dias. Ele simplesmente se disciplinou a fazer uma tarefa repetidamente focando em um objetivo claro: ser o melhor do mundo. A disciplina dele um dia se transformou em um hábito e, a partir daí, ter sucesso foi só uma questão de tempo.

AAAAiiinn elvis, vou me tornar o melhor do mundo só usando disciplina?

SIM!

Mas calma, não adianta começar a nadar 8 horas por dia a partir de amanhã cedo.

O seu cérebro não consegue se manter por muito tempo fora da sua zona de conforto se você mudar abruptamente. O truque é começar a fazer pequenas mudanças na sua rotina e deixar seu cérebro se adaptar a essa nova vida.

Você deve progredir pouco a pouco e, algum tempo depois, vai perceber que se tornou outra pessoa, sem saber quando exatamente isso aconteceu. Quando isso acontecer, parabéns! Você conseguiu usar corretamente a disciplina, se tornar uma pessoa melhor e de quebra ainda enganar o seu próprio cérebro.

Hoje em dia eu ainda assisto Os 300 de Esparta de vez em quando, mas agora sei que o que os colocou nos livros de história foi a disciplina de treino dos guerreiros, e não os gritos de guerra que o rei usava para motivá-los.

Se você gostou do texto clique no coraçãozinho ali no final! Leia meus outros artigos e siga minha revista eletrônica E-volua. Lá você encontra vários conselhos, dicas e ideias para melhorar sua vida!

--

--

Elvis Nogueira
E-volua

Um pouco engenheiro, um pouco filósofo, mundrungo, pai da Manu, escritor e zé graça nas horas vagas.