Elvys Godoy
Sep 5, 2018 · 3 min read

Imagine um cenário em que grande parte dos projetos de desenvolvimento de produtos falham. Nessa circunstância, os profissionais que executam esses trabalhos têm pouquíssima credibilidade, ou seja, não cumprem o que prometem: os projetos atrasam, ultrapassam orçamentos e inúmeras vezes o projeto final não é o que o cliente precisa. Por outro lado, o cliente também não sabe o que deseja, fica solicitando mudanças durante todo o projeto e nunca está satisfeito.

Pois bem, esses “métodos tradicionais” de desenvolvimento de projetos nunca funcionaram como esperados. Nelas, o cliente é questionado desde o início do projeto sobre tudo o que deseja. Planos longos e detalhados são criados e inseridos em um contrato.

Scrum: A Metodologia Ágil

Em contrapartida, nos últimos tempos fala-se muito sobre “agilidade”, e logo surgem termos como: PDCA, kanban, kaizen, DevOps, entre outros. Que são ferramentas e métodos ligados à melhoria contínua, entre eles, é importante destacar o Scrum, uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software, o qual se trata de um framework, permitindo controlar de forma eficiente e eficaz o trabalho, otimizando as equipes que trabalham em um objetivo comum.

A metodologia Scrum possui três pilares relevantes. A Transparência, onde todos os integrantes tem conhecimento dos requisitos, dos processos e do andamento dos projetos. A Inspeção, na qual constantemente é verificado o que está sendo realizado no projeto. A Adaptação, percebida nas alterações constantes que ocorrem nos produtos ao longo das mudanças. Seu objetivo principal é qualidade e entrega de produto com real valor ao cliente.

Papéis fundamentais do Scrum

A responsabilidade pelo sucesso do projeto é distribuída entre os três papéis do Scrum: Product Owner, que é o ponto central com autoridade de liderança sobre o produto, além de ser ele o responsável por decidir quais recursos e funcionalidades serão atribuídos e qual a ordem que devem ser feitos; ScrumMaster ou Facilitadores, responsável por ajudar a todos os envolvidos a entenderem os valores, princípios e práticas do Scrum, agindo como Coach, executando a liderança do processo e auxiliando a equipe a resolver problemas,e; Time de Desenvolvimento , que são as unidades que constituem a equipe, sendo responsáveis pela concepção, construção e testes do produto.

Atividades Básicas no Scrum

No Scrum utiliza-se o termo Product Backlog, para se referir a uma lista das funcionalidades a serem desenvolvidas por ordem de prioridade pelas equipes. Do Product Backlog é feita uma reunião para “filtrar” as funcionalidades e partir para a próxima etapa, essa atividade é chamada de Sprint Planning, e o espaço de tempo que essas tarefas deverão ser concluídas chama-se Sprint Backlog. São realizados também, reuniões diárias de curta duração (15 min) chamado Daily Sprint, onde o objetivo é transmitir o conhecimento cumprido no dia anterior, identificando impedimentos e priorizando o trabalho a ser realizado nesse novo dia.

Conclusão

Para se alcançar um nível operacional de excelência dentro de uma gestão, é necessário obter a integração e coordenação das diversas funções e processos de negócio, superando obstáculos diários, e assim construir uma equipe preparada que seja eficiência e eficaz. A ideia do Scrum é saber adaptar de forma clara e objetiva, estar em constante mudança, sempre buscando a melhoria contínua, imprescindível para se conquistar de forma ágil a qualidade na prestação do serviço e nos produtos.

    Elvys Godoy

    Written by

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade