Imagine um cenário em que grande parte dos projetos de desenvolvimento de produtos falham. Nessa circunstância, os profissionais que executam esses trabalhos têm pouquíssima credibilidade, ou seja, não cumprem o que prometem: os projetos atrasam, ultrapassam orçamentos e inúmeras vezes o projeto final não é o que o cliente precisa. Por outro lado, o cliente também não sabe o que deseja, fica solicitando mudanças durante todo o projeto e nunca está satisfeito.
Pois bem, esses “métodos tradicionais” de desenvolvimento de projetos nunca funcionaram como esperados. Nelas, o cliente é questionado desde o início do projeto sobre tudo o que deseja. Planos longos e detalhados são criados e inseridos em um contrato.
Scrum: A Metodologia Ágil
Em contrapartida, nos últimos tempos fala-se muito sobre “agilidade”, e logo surgem termos como: PDCA, kanban, kaizen, DevOps, entre outros. Que são ferramentas e métodos ligados à melhoria contínua, entre eles, é importante destacar o Scrum, uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software, o qual se trata de um framework, permitindo controlar de forma eficiente e eficaz o trabalho, otimizando as equipes que trabalham em um objetivo comum.
A metodologia Scrum possui três pilares relevantes. A Transparência, onde todos os integrantes tem conhecimento dos requisitos, dos processos e do andamento dos projetos. A Inspeção, na qual constantemente é verificado o que está sendo realizado no projeto. A Adaptação, percebida nas alterações constantes que ocorrem nos produtos ao longo das mudanças. Seu objetivo principal é qualidade e entrega de produto com real valor ao cliente.
Papéis fundamentais do Scrum
A responsabilidade pelo sucesso do projeto é distribuída entre os três papéis do Scrum: Product Owner, que é o ponto central com autoridade de liderança sobre o produto, além de ser ele o responsável por decidir quais recursos e funcionalidades serão atribuídos e qual a ordem que devem ser feitos; ScrumMaster ou Facilitadores, responsável por ajudar a todos os envolvidos a entenderem os valores, princípios e práticas do Scrum, agindo como Coach, executando a liderança do processo e auxiliando a equipe a resolver problemas,e; Time de Desenvolvimento , que são as unidades que constituem a equipe, sendo responsáveis pela concepção, construção e testes do produto.
Atividades Básicas no Scrum
No Scrum utiliza-se o termo Product Backlog, para se referir a uma lista das funcionalidades a serem desenvolvidas por ordem de prioridade pelas equipes. Do Product Backlog é feita uma reunião para “filtrar” as funcionalidades e partir para a próxima etapa, essa atividade é chamada de Sprint Planning, e o espaço de tempo que essas tarefas deverão ser concluídas chama-se Sprint Backlog. São realizados também, reuniões diárias de curta duração (15 min) chamado Daily Sprint, onde o objetivo é transmitir o conhecimento cumprido no dia anterior, identificando impedimentos e priorizando o trabalho a ser realizado nesse novo dia.
Conclusão
Para se alcançar um nível operacional de excelência dentro de uma gestão, é necessário obter a integração e coordenação das diversas funções e processos de negócio, superando obstáculos diários, e assim construir uma equipe preparada que seja eficiência e eficaz. A ideia do Scrum é saber adaptar de forma clara e objetiva, estar em constante mudança, sempre buscando a melhoria contínua, imprescindível para se conquistar de forma ágil a qualidade na prestação do serviço e nos produtos.