Mini Curso de Ruby on Rails para EEEP — 12hs

Apresentação

Os estagiários do Curso Técnico em Informática necessitam se apropriar das variadas tecnologias do mercado com todas as suas particularidades. Algumas concedentes, parceiras da escola, trabalham com linguagens de programação que não são contempladas na grade curricular e se faz necessário elaborar ações que possam alinhar o estagiário à realidade do ambiente de estágio.

O Instituto Universidade Virtual desenvolve o seu próprio AVA utilizando Ruby On Rails, portanto um mini curso promovido pela equipe de desenvolvimento permite uma melhor identificação de estagiários interessados nas atividades diárias, além de contribuir para a capacitação da turma, independentemente se utilizará no estágio ou em outro momento da carreira.

Objetivo

Este mini curso tem como objetivo apresentar, para os alunos do 3º ano do curso de informática elegíveis para estagiar em desenvolvimento de sistemas, os fundamentos do Ruby On Rails utilizado no desenvolvimento de aplicações web.

Metodologia

A proposta é desenvolver uma aplicação simples utilizando os conceitos:

  1. Estrutura e configuração de projetos Rails;
  2. CRUD;
  3. MVC;
  4. Migrations;
  5. Validações dos modelos;
  6. AJAX;
  7. Autenticação.

Recursos

Será necessário:

  • Laboratório de informática equipado com computadores com 4GB de memória, conectados à internet e sistema operacional Ubuntu 16.04 instalado com senha de administrador para instalação dos pacotes necessários;
  • Projetor multimídia;
  • Pincel e quadro branco.

Desenvolvimento

A primeira turma do curso será ministrada no último mês de aula da disciplina de desenvolvimento web na EEEP Joaquim Nogueira, com carga horária de 12hs. Será do tipo “aprenda fazendo” onde os alunos serão guiados ao longo do processo de instalação do ambiente de desenvolvimento e da aplicação web. Ao final terão uma aplicação funcionando.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.