Qual é o tempo ideal de um Pitch?

Emerson Espínola
2 min readJul 18, 2018

--

Me perguntaram recentemente: “Qual é o tempo ideal de um Pitch?”

Resposta curta: O tempo que o investidor tem.

Resposta longa: A gente ainda tem a ideia de que o mundo gira em torno da gente, mas na área de negócios e vendas a coisa só flui quando você gira ao redor do cliente ou de qualquer pessoa que esteja ouvindo você.

E agora o investidor tá ouvindo você. Ele tem 30 seg num corredor de um evento de startups? Ele tem 1 min? 2 min como painelista? 5 min depois de um Elevator Pitch? 20 min no escritório dele ou numa video call?

Esse é o tempo que você tem.

Quando as pessoas/empresas me chamam pra dar um treinamento de Pitch e me perguntam de quando tempo eu preciso, eu pergunto de volta de quando tempo eles têm pra mim, e então eu adapto meu discurso para caber naquele tempo.

Se você vai a eventos ou vai submeter para algum edital, o tempo geralmente já está estipulado, e varia entre 2 a 5 min.

Mas se você está numa conversa, acredito que 2 min sejam suficientes para explicar o que você faz pelos outros.

O que importa é você treinar corretamente seu Pitch para todas as janelas de tempo que aparecerem na sua frente, e aí ficar preparado como nosso cliente Sebastião Jr. que falou na imagem do início do texto.

Caso contrário vai acontecer com você o que eu já vi acontecer com outros:

Ah, eu não consigo falar do meu negócio em apenas 5 min. Eu preciso de mais tempo.

E lá se foi uma oportunidade.

Agora

  • Dá aqueles Claps legais se esse post te ajudou em alguma coisa, que ajuda o Medium a entender que outras pessoas podem precisar desse conteúdo.
  • Compartilha com sua Startup amiga, com as Startups que fazem parte do mesmo ciclo de aceleração que você, etc.
  • Comenta se você também é prisioneiro do tempo para fazer seu Pitch e como você se sente com relação a isso.

Se você quer receber esses posts, vídeos, podcasts (estamos voltado com eles em breve), eu criei um Grupo no WhatsApp e um Canal no Telegram, pra todos os gostos. Lá só eu vou postar esses conteúdos, e não vai ter ninguém postando “Bom dia” e conteúdos não relacionados.

Até a próxima.

--

--

Emerson Espínola

Somente 1% das Startups que apresentam suas ideias recebem investimento. Se você quer aumentar as suas chances, vamos conversar.