8 dicas básicas para criar o seu meetup

75% dos grupos criados no meetup.com não seguem meus golden tips ;)

Sou um grande fã desta plataforma e faço parte de várias comunidades. Todos os dias recebo notificações de novos grupos sendo criados, mas quase todos eles cometem os mesmos erros. Aqui, minhas dicas para ajudá-lo a acertar em cheio na hora de criar um novo grupo.

1- NUNCA crie um meetup sem ter a data do seu primeiro evento

A maioria das pessoas começa criando um grupo na plataforma sem ter uma data definida nem um lugar para o seu primeiro evento. Isto não é bom e faz perder força na hora de captar novos membros para o seu grupo. Recomendo escolher um lugar de fácil acesso e que provavelmente a maioria do seu público já conhece. Isto é essencial no começo da jornada de comunidade.

2- NUNCA use a plataforma para divulgação e marketing

Vejo muitos grupos que redirecionam o encontro para um site, para uma página do Facebook e simplesmente são uma alternativa de canal de vendas e promoção dos seus eventos. Pode ser eficiente num curto prazo, mas se seu grupo, num primeiro momento, não trabalhar para criar e manter uma comunidade, vai fracassar.

3- CRIE comunidade. Essa é a função principal do meetup.com

Criar comunidade é um trabalho duro e não é qualquer um que pode executá-lo sem um grupo de colegas que trabalhe em conjunto colaborando semanalmente. Parece óbvio, mas não é, pois muitas vezes apenas 1 pessoa cria o meetup e ele acaba fracassando após o primeiro ou segundo evento. Convide amigos para ajudá-lo. Se quiser sozinho, tudo bem, mas após o primeiro encontro convide outras pessoas para colaborar. Você vai sentir essa necessidade e o sucesso do evento dependerá disso também.

4- PREENCHA todos os campos quando criar o perfil do grupo

Algumas dicas: a) Ter um descrição clara do evento é essencial. Seja coeso e objetivo. b) Use a frase chamada do grupo. Exemplos: “seja parte de nossa comunidade”, “venha conosco”, “seja parte do nosso grupo”, “esperamos você fazer parte desta comunidade de criativos”, etc. c) Dê um nome para as pessoas que são membros do grupo. d) Escolha os 15 “tópicos” (hashtags) que vão definir o seu perfil de grupo e ajudar a trazer novos membros toda semana.

5-ENVIE MENSAGENS para o seu grupo com recorrência

Se seu meetup é semanal, você deverá escrever pelo menos 1 vez por semana para o seus membros comunicando sobre o evento, novidades da comunidade ou dando notícias do mercado. Se seu evento é quinzenal, idem, escreva toda semana. Para eventos mensais, você deverá enviar, minimamente, 2 mensagem antes de cada evento para todos os membros.

6-TIRE FOTOS em cada evento e faça o upload na hora!

Esta regra básica ajuda a manter lembranças do evento, mostrar as carinhas das pessoas, motiva os outros membros a fazer o mesmo e ainda te poupa um trabalho quando chegar em casa. Suba as fotos enquanto o evento está acontecendo ;)

7-”BOM TE VER”

Mantenha contato com as pessoas que encontrou no evento. Isto ajuda a engajar e a lembrar quem você é. Imagine eventos com mais de 30, 60 e até 200 pessoas. É impossível lembrar quem é quem só com os cartões de visita. Adicione as pessoas no Facebook e siga cada uma delas no Instagram, escreva uma mensagem privada através da plataforma e também envie um “bom te ver” quando receber o e-mail após o encontro.

8- Traga uma proposta INOVADORA

Muitas vezes cria-se um novo grupo só pelo desejo pessoal de reunir pessoas, mas sem uma proposta clara de valor. Antes de criar, verifique se já não existe um grupo na plataforma como o que você está pensando em criar. Se existe, por que irá criar um novo? Trará um novo valor para as pessoas? Terá mais recorrência do que o evento que já existe? Será que é mais fácil ser co-organizador de um grupo que já existe antes de criar um novo? Pense em tudo isso antes de criar um novo meetup.

Se este conteúdo foi útil para você me dê um ❤ e indique para seu amigos. Veja também a minha história anterior “3 anos de comunidade empreendedora” que trata-se sobre um grupo no meetup.com que tem mais de 2k membros e mais de 100 encontros que já rodaram por toda a cidade de São Paulo!