O delicioso “Samba do Arnesto” mostra muitas realidades de nossa cultura.

1- O convite que se faz sem o cuidado de efetivamente buscar se cumprir. Passa lá em casa pra um churrasco (samba, videogame, etc)! E o pior, a pessoa vai. E não encontra ninguém.

2- O pessoal fica com réiva (raiva) do Arnesto e decidem “da outra vez nois num vai mais.” Mas essa decisão é intempestiva. Eles deveriam ouvir as desculpas primeiro! E se o Arnesto foi atropelado? Se a mãe dele passou mal? A gente já assume o pior nos outros.

3– O rancorzinho. “No outro dia…


Sunny (e) com a Sapeca (d)

“Sapeca está um arraso!” É o que dizia berrando a Val, criadora de um canil na Carolina do Sul, de onde veio a Sapeca Captivating Superfofa. Sim, esse é o nome completo dela, registrado no American Kennel Club e tudo o mais. Sapeca era uma cadela Shi-Tzu, e poucos dias atrás seu organismo parou de funcionar.

Sapeca foi a inspiração para uma de minhas histórias, Soblenatuxisto. Não que ela apareça e desapareça com poderes sobrenaturais, ou saiba abrir o pote de comida. Foi o jeito dela. O temperamento de Shih-Tzu mais shihtzesco que já vi. E olha que já conheci…


Photo by Obi Onyeador on Unsplash

Deus nos proteja nessa crise! É o nosso clamor. Claro, ele protege. Mas será que essa proteção é apenas sobrenatural, ou há formas mais ordinárias em que ele age?

Somos imagem do próprio Deus e ele age e cuida de nós de muitas formas. Ele capacita inúmeras pessoas com dons e conhecimentos muito diversos. Médicos e enfermeiros que com suas habilidades e treinamento irão tratar muitos sintomas e incansavelmente salvar vidas, arriscando as suas no processo. Pesquisadores de ramos diversos que estão desenvolvendo testes, vacinas, tratamentos em velocidades recorde. Pais e mães se protegendo e buscando forma de manter o…


Photo by Annie Spratt on Unsplash

É bem comum nos pegarmos ansiando por boas notícias. Ao ponto de tudo o mais ficar de lado. Quase sempre há algo no fundo da mente que está incomodando. Nunca o céu do coração fica sem nuvens. O coração anseia por boas novas. Ao ponto de muitas vezes nos enganarmos e tomarmos pequenos sinais como se fossem grandes evidências de que aquilo pelo que anelamos vai se concretizar. Natal é um belo lembrete de que, felizmente, no quesito mais importante de todos, a expectativa por boas novas é cumprida. Boas novas de grande alegria. É assim que o bom livro…


Texto originalmente publicado no Voltemos ao Evangelho.

Photo by Courtney Hedger on Unsplash

Hoje é Thanksgiving, dia de ação de graças. O coração não é naturalmente grato, não. Ele precisa ser treinado a isso. Treinemos, pois.

Eu começo.

Agradeço pois quando o Sol bate na água, ainda mais logo de manhã, ele inventa de se multiplicar em um milhão de pequenos sóis. Seja no lago, no mar, no rio ou na poça d’água. É uma meiose luminosa que faz coceira no peito.

Agradeço pois coisas ruins como joelhos ralados e a sensação de gastura nos dentes me atentam ao fato de que sou corpo além de…


Época de Natal é demais, não? Eu ando já há dias ouvindo playlists diversas composta semi-exclusivamente de canções natalinas. Tenho ouvido o Natal irlandês dos Gettys, as canções de Natal dos Muppets, Celtic Woman, Sinatra e muito mais.

Algumas delas pegam a gente de jeito, não pegam? Para mim, Oh Holy Night. é a melhor de todas. Há tantas versões por aí., não sei escolher a melhor. Alguém precisa fazer uma playlist exclusivamente com versões dela.

Na igreja outro dia cantamos Noite de paz, noite de amor. No sermão eu havia explicado a história da música e foi bastante forte…


May in sadness you find yourself at peace/

In the arms of the one who makes storms cease

May you find solace in holy bread and wine/

Your life is his, not thine.

May in anger you feel his joy/

And to him your heart continually employ

May in boldness you follow his path/

And duly rest in the Almighty’s conforting breath

May in weariness of heart you surrender. to his might/

And even in betrayal you still find time to be kind

May in the shadow of bleak days you remember life above/

May in hope, even today, you sow abundantly your love


O que vem depois do Paraíso?

Este artigo foi publicado originalmente na revista Ipródigo em 2012. Aqui está republicado com leves modificações.

Introdução

Pergunte para um cristão onde ele irá passar a eternidade e a resposta provavelmente será: no céu, ou no paraíso. Resposta errada. De fato, a Bíblia nos ensina que após a morte todos os que creem em Cristo irão para o paraíso. Mas a Bíblia ensina algo mais, ensina que o céu não é o fim. Neste artigo trataremos um pouco sobre o local para onde iremos após o paraíso. Mas antes uma rápida discussão sobre o paraíso.

Estado Intermediário


Eu queria ter conversado contigo sobre tanta coisa, velho. Queria ter ouvido suas ideias e opiniões sobre o impeachment da Dilma e a eleição do Jair. Queria comentar contigo sobre minhas experiencias no 787 Dreamliner. Queria ouvir você comparando aeroportos e cias aéreas e aeronaves. Queria ver o que você acharia do Ceni como treinador. Queria ouvir sua zueira quando o nosso São Paulo perdesse de novo. Queria ver sua esperança cautelosa com a contratação do Dani Alves. Queria te ouvir reclamar do Tite e do Neymar. Queria falar contigo sobre como hoje te entendo melhor. Hoje me vejo na…


Hoje eu vi uma senhora de cerca de noventa anos diante do túmulo do filho dela. Ela chorava quietinha e o vento forte fazia o esforço de ficar de pé ser mais do que ela conseguia lidar. Era amparada. O vasinho de crisântemos brancos que ela levou não parava de pé, por causa do tal vento. Só uma gambiarra conseguiu prender a planta à lápide. Quando o filho faleceu, tinha sessenta e dois. Hoje teria quatro a mais. Por morar em outra cidade, essa foi a primeira vez que ela conseguiu visitar o túmulo, desde o dia triste de agosto…

Emilio Garofalo Neto

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store