Os assuntos do dia: o interino, cerveja e futebol e obrigação de sermos felizes

A segunda-feira foi cheia e nem sempre dá tempo saber tudo aquilo que acontece no noticiário. Por isso, antes de dormir, veja alguns dos assuntos que alguém certamente vai comentar com você amanhã.

> fluxo_

A agência Pública trouxe uma reportagem esta semana sobre os interesses dos parlamentares no Senado Federal. Nem direitos humanos, nem saúde e educação. Boa parte dos senadores representam as bancada do agronegócio e das empreiteiras. Veja os detalhes.

Outro detalhe do ambiente político no Brasil que repercutiu hoje, sobretudo, nas redes sociais, foi o editorial do NYTimes sobre o presidente tampão. O texto questiona o interino Michel Temer: “Não está claro até que ponto Temer chegará para erradicar a corrupção”. Em inglês o artigo pode ser lido aqui. O Extra (RJ) reproduziu em português o artigo do Times.

Duas mulheres brasileiras, Natália Bueno e Nara Pavão, ambas de 32 anos, se destacam no meio acadêmico no exterior com pesquisas que desmistificam chavões da política brasileira que alimentam debates em redes sociais e discussões de botequim. A pesquisa que as duas conduzem foi manchete nesta segunda na BBC Brasil.

Apesar de ser uma matéria do fim de semana, a reportagem do El País sobre os riscos da fé evangélica a serviço da política é um texto leve para um tema tão árido e atual. Leitura recomendada em época de uma bancada evangélica é tão atuante. Serve para compreender o que eles realmente querem.

O site Nexo fez uma reportagem detalhada (como sempre) sobre a fotografia e o esporte. A poucos meses do início da Olimpíada do Rio, o texto desvenda o que é sorte e o que é técnica na hora de uma boa foto.

> meios_

Sem clichê a Heineken mostrou em um comercial de muita qualidade que há vida inteligente na hora de vender cerveja. A marca mostra que as mulheres também podem gostar de futebol e, em uma pegadinha inteligente se “vingam” dos namorados ao assistir a final da Champions League. Repercutiu hoje no Up Date or Die.

Já no final da noite a Máquina do Esporte trouxe uma reportagem em que afirma que dois dos personagens do filme da Heineken são atores. Parece que a ação vai dar o que falar ao longo da semana.

O Cliente tem sempre razão? Nem sempre. A agência de conteúdo responsável pelo site Razões por Acreditar. Por ocasião do Dia dos Namorados a agência produziu um filme e o cliente pede para tirar deficiente da campanha. Agência desistiu do cliente.

É possível escapar da avalanche de ódio das redes sociais. Texto da Poynter é um ótimo exercício para recém formados em jornalismo ao questionar se estamos ouvindo as pessoas sem impor nossos próprios sentimentos e pontos de vista sobre eles. Já praticou a empatia hoje?

> reinvente-se_

O compromisso insuportável com uma vida incrível. Temos mesmo? Por que? A vida digital está nos obrigando a ter uma vida compartilhada falsa ou estamos mais abertos a sermos nós mesmos? O texto da Revista Trendr assinado pelo jornalista e escritor Fábio Ghisi busca essa reflexão.

Sai do Facebook e vai ler um livro. Quem nunca ouviu isso?! Pois uma livraria propõe um detox digital proibindo uso dos dispositivos eletrônicos. Mas realmente isso é necessário?

40 filmes que chegam ao Netflix este mês. É hora de atualizar a sua lista de filmes.

Onde estão as suas ideias? Esse outro texto do Medium assinado por Srinivas Rao pondera sobre a importância de se ter ao lado da sua jornada um tradicional bloco de notas. Em sua defesa para o uso ele diz que anota ideia de cada negócio, perspectiva, ideia de projeto, de um potencial post, um poema. Cada única coisa que eu fiz nos últimos anos.

Até amanhã!

Mais links em
. twitter: @emiliomoreno
. facebook:
facebook.com.br/emiliomsn