Não Seja Egocêntrico

Por: César Maranho.

Olá querido leitor! Você sabia que todo aquele que nasce de novo (que é regenerado) é capacitado a viver uma vida sociável? Como assim? Antes do Senhor nos alcançar pela graça existe uma grande possibilidade de que nós vivíamos em uma vida egocêntrica, ou seja, a pessoa mais importante para nós era nós mesmos!

E o que é uma pessoa Egocêntrica?

Egocentrismo é a qualidade da personalidade humana que remete ao indivíduo que prioriza a si e a seus desejos diante da realidade, tornando-se imerso em uma fantasia apropriada a esse padrão de aceitação e não enxergando a realidade da vida social e das necessidades de outros indivíduos em relação às suas. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Egocentrismo). Jesus veio nos libertar do egocentrismo.E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” 2 Coríntios 5:15 Mas tudo começa a mudar quando começamos a viver para Cristo, Ele nos chama para uma nova vida. E essa nova vida traz mudanças no nosso jeito de ser e ver o mundo. E além disso somos introduzidos ao corpo de Cristo. O corpo de Cristo é a igreja, e esta é feita por pessoas das mais diversas classes sociais etnias e etc. E essa introdução nos ensina algumas coisas.

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.” 1 Coríntios 12:12–14

A ideia do corpo é justamente essa, enfatizar a diversidade e a união, cada um tem seu papel e diferença e ambos são importantes, como os membros do corpo, um depende do outro. Não podemos ser egocêntricos sendo cristãos, porque um egocêntrico não enxerga essa realidade. Quem costuma ser egocêntrico, costuma ser preconceituoso. Mas Jesus nos libertou do pecado e nos chama para se libertar do preconceito (aquele preconceito que de vez em quando temos: “ah aquela pessoa é chata, não vou conversar com ela…” ou “vish esse irmão aqui é estranho” e etc.).

Um cristão não pode ser egocêntrico porque um egocêntrico não se encaixa no que Paulo em efésios 4 e 5 diz. Por exemplo, Paulo nos capítulos citados dá muito conselho de como devemos viver mutualmente como irmãos em Cristo. Ele diz que devemos ser humildes, dóceis, pacientes e suportar uns aos outros. Ele pede para existir verdade entre nós e que devemos deixar de lado todo sentimento de ira, amargura, indignação calunia e maldade. E que venhamos a ser bondosos compassivos uns com os outros e que o perdão seja constante em nosso meio e devemos se sujeitar uns aos outros por temor a Cristo. Paulo realmente vai além da comunhão entre nós cristãos e em efésios 5 e 6 ele diz como devemos ser como esposos(as) Filhos(as) e como empregado e chefe. Um egocêntrico não é um bom marido ou esposa nem bom pai ou mãe, é um filho(a) mal e costuma ser um empregado ruim e se for chefe pior ainda.

Cristo veio resgatar a verdadeira humanidade (Ele é o segundo Adão). E todo ser humano é um ser sociável, devemos buscar essa interação saudável com o próximo baseados nas escrituras, o egocentrismo é um pecado também, porque quem passa a ser mais importante é você mesmo e não Deus e a sua Palavra. Se você se sente um egocêntrico (só você é mais importante, não dá atenção aos sentimentos do próximo e todo mundo tem que fazer do seu modo) ore a Deus pra te libertar disso, e a cada dia ele te moldará à imagem de Cristo (humildade, compassivo, respeitador, amoroso, companheiro obediente e etc.) Devemos demonstrar esse cristianismo que nos ensina a ser melhores em nossas ações e convívio. Paulo disse que devemos se sujeitar a autoridade, e sobre os nossos patrões servi-los como se estivéssemos servindo ao próprio Cristo. Lembre-se o maior dos mandamentos é o amor. Um filho de Deus tem que ser uma pessoa cheia de amor! Está escrito que o amor tudo suporta tudo sofre é compassivo e paciente. Fomos chamados para viver em amor! O amor nos capacita para viver em comunhão, tanto na igreja quanto fora!

E assim eu concluo esse texto. Que a Paz esteja com todos!


Originally published at emreforma.blog.br on April 6, 2014.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Em Reforma’s story.