Você não precisa aceitar esta vaga de emprego!

Leandro Henrique
3 min readMay 18, 2018

Eu já estive na lista de pessoas que aceitaria o primeiro emprego que conseguir, hoje busco me especializar de forma a poder escolher onde eu quero trabalhar e quais os motivos para que nem eu entre insatisfeito na empresa e nem a empresa contrate alguém que está insatisfeito desde que entra.

Em conversa com um amigo Vinicius Reis ele disse o seguinte:

Quando chegamos em um nível que temos direito de escolher onde e porque trabalhar…
Temos mais que exercer esse direito, não importa o motivo.

Já ouvi casos de pessoas que não entraram, ou saíram, de empresas simplesmente porque não gostaram do café

Imagina o transtorno que é para ambas as partes se você entra já insatisfeito!

Eu vejo com frequência pessoa com mimimi por causa de uma vaga X ou Y, é simples, se não gostou da vaga, recuse e ponto.

Eu acredito que temos que nos especializar e poder escolher onde trabalhar, não entrar insatisfeito porque foi a primeira ou única oportunidade que tivemos, não você não precisa disso, você pode dizer não.

Eu fiz um teste em uma empresa, entre 35 programadores para 3 vagas eu fui um dos 3 chamados para iniciar na empresa, depois da entrevista na qual eu não achei que os objetivos da empresa se encaixavam com os meus, resolvi responder.

Você pode se inspirar no que achar melhor, mas depois da entrevista e achar que os objetivos da empresa não são os mesmos que os meus, eu enviei um e-mail hoje (18/05/2015, data que escrevo este artigo) com os dizeres abaixo:

Olá Fulano, tudo bem?

Eu primeiro gostaria de agradecer por poder fazer parte do processo seletivo da empresa, foi divertido fazer o que planejava fazer a tempos, embora eu queria ter feito API e SPA separados, e farei em um futuro próximo esta separação.

Gostaria que soubesse um pouco de minha história:

Programo desde 1999 de forma “procedural” sem muita qualidade no código, fiquei fora do mercado apenas fazendo “bicos” por muito tempo, mas eu decidi que precisava me atualizar, e comecei a estudar dia e noite, em 2015 entrei para uma comunidade de desenvolvedores que usam o Laravel como ferramenta de trabalho e ali comecei aprender padrões de desenvolvimento, dos quais mudaram o rumo de minha vida, mudaram o destino de minha família e mudaram meu foco, hoje eu sei o quanto a qualidade alinhando com a satisfação do cliente conta, conta mais do que o valor que se recebe por aquele serviço.

Hoje tenho foco em trabalhar em empresas que prezam por qualidade e sabe que ela tem uma importância para não ter problemas futuros, principalmente se tratando de uma financeira.

O fator valor hora não é uma questão forte, nem decisiva em minha vida, cheguei a trabalhar por 1/3 do que você me ofereceu, já disse a algumas pessoas e inclusive no último hangouts que fiz (ontem) no meu canal repeti que trabalho até de graça, se for para trabalhar com um amigo que tenho, pois eu sei que teria oportunidade de melhorar ainda mais a minha forma que trabalho.

Na conversa que tive com você e o Beltrano em particular eu cheguei a conclusão que meus objetivos profissionais não estão alinhados com o da empresa.

As vezes eu me sinto com necessidade de atualização, e devido ao fator tempo procuro me atualizar no mínimo nas ferramentas que eu uso diariamente, e na conversa que tive com vocês me pareceu que eu não teria motivos para me manter atualizado.

Portanto eu agradeço a oportunidade.

Abraço!
<==
Pelo que a pessoa responde:

Valeu Man!
Se mudar de ideia estamos ae

===

Eu acredito que assim deva ser um profissional, escolher onde quer trabalhar.

Trabalhe e se atualize para decidir onde você quer trabalhar!

Se quiser saber mais sobre meu trabalho, visite youtube.com/emtudo. Lá você vai encontrar vídeos sobre programação e inclusive dicas para melhorar seu código. Ou acesse meu blog https://henriquereis.com.

--

--