Escolhendo um sistema de email marketing

Após mais de um ano de blog, finalmente decidi captar emails para enviar newsletters e aumentar as visitas no site (sem mandar spam, é claro). Para muitas pessoas, a solução óbvia e o MailChimp, só que o preço dele é meio salgado. Mas como não tenho necessidade de uma solução tão completa como o MailChimp, posso optar apenas por um servidor para enviar os emails. E encontrei diversos:

SendInBlue

Tem praticamente todas as funcionalidades do MailChimp. No plano gratuito, deixa enviar 300 email por dia (9000 por mês). Possui uma API fácil de utilizar, o que é ótimo para desenvolvedores.

MailJet

Parecido com o SendInBlue, também possui API, editor de mensagens, etc. Permite enviar 200 emails por dia (6000 por mês) no plano gratuito.

MailGun

Não possui editor, mas permite enviar 10 mil emails por mês gratuitamente. Painel de controle limpo e API fácil de usar. Um dos que mais gostei até agora.

Amazon SES

O serviço da Amazon é simplesmente o melhor, mais confiável e mais barato que há no mercado, mas integrar com o site leva algum tempo. Permite enviar 62 mil emails gratuitamente por mês. Para melhor uso como email marketing, usar o Sendy é uma boa pedida.

SparkPost

Permite enviar 100 mil emails gratuitamente por mês + API + estatísticas. Definitivamente vale a pena experimentar.

No fim, acabei optando pelo SparkPost. Ainda estou experimentando, mais vou contar mais sobre a minha experiência nos próximos artigos.