Resenha: O Segredo do meu marido

Por: Savanna Cristina
Você provavelmente já parou alguma vez e usou o famoso termo “e se…”. Quantos “e se…” existem em sua vida? E se você tivesse feito aquilo? E se tivesse dito? E se não.
“Nenhum de nós conhece todos os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E provavelmente é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre. Pergunte a Pandora.”
O início do livro O segredo do meu marido temos as histórias de Cecília, Tess e Rachel narradas de forma paralela. Estas três mulheres que tiveram suas vidas repentinamente viradas de cabeça para baixo.

Cecília tem uma vida perfeita. Casada com John Paul, mãe de três lindas filhas e bem-sucedida no trabalho. Entretanto, um certo dia descobre uma carta escrita pelo marido para ser lida por ela apenas após a morte dele. Nesta carta, John Paul escreve seu mais profundo segredo e este poderá mudar a vida de Cecília e afetar diretamente a de outras pessoas.
Tess é casada com Will, mãe de Liam e melhor amiga (e prima) de Felicity. Logo no início da trama ela descobre que seu marido e Felicity estão perdidamente apaixonados. Após a descoberta, Tess decide viajar com Liam para a casa de sua mãe, em Sidney, cidade na qual os demais personagens moram.
Rachel é uma senhora ainda devastada com a morte de sua filha, assassinada aos 17 anos. Rob, seu filho mais velho, é casado com Lauren e pai de Jacob, neto a quem Rachel ama incondicionalmente e responsável por tornar seus dias mais alegres. Entretanto, ela recebe a notícia que Rob e a esposa irão se mudar para New York e levarão Jacob com eles, obviamente.
No decorrer dos capítulos a trama começa a se intensificar e vemos a interligação das histórias tendo como ápice o momento em que alguns segredos deixam simplesmente de serem segredos…para alguns, pelo menos.
A cada capítulo lido a história foi me consumindo, e em um dado momento me vi totalmente imersa em seu enredo intrigante e desafiador. A narrativa é um pouco lenta, porém flui naturalmente e nos leva a uma reflexão imensa acerca da complexidade dos relacionamentos humanos e em como muitas vezes as situações podem nos levar a fazer escolhas consideradas moralmente contraditórias.
Neste livro percebemos que os personagens são obrigados a tomar decisões nas quais jamais se viram tomando, decisões que não afetam somente a vida de cada um, mas também a vida de outras pessoas. Sendo assim, o “certo ou errado” torna-se algo utópico, pois vemos que não é tão simples, como se a vida fosse o preto no branco, uma decisão tomada pode ser o certo a se fazer dada a uma perspectiva, entretanto errada ao observar outra. E é isso que vivenciamos no decorrer da trama.
Me senti muitas vezes na pele de Cecília, Tess e Rachel e, sinceramente, fiquei me questionando o que eu faria no lugar dessas mulheres. Notamos como o erro de outras pessoas envolve as personagens principais de tal forma que acaba as tornando parte dele, sem direito a escolha, haja vista que em um dado momento elas simplesmente se viram dentro de um drama que até então não fazia parte de seu cotidiano. Dessa forma, tudo isto faz de O segredo do meu marido um livro maravilhoso.
Ps: O epílogo do livro é simplesmente incrível!