#01: Cativar com palavras — Poesia e Publicidade

Entre Aspas
3 min readOct 16, 2023

A relação entre a publicidade e a indústria artística não é segredo e tem evoluído ao longo do tempo. Mas nos últimos anos houve um acréscimo significativo da utilização da poesia na publicidade, nomeadamente em grandes campanhas de marcas bem-estabelecidas. Mas porquê?

A publicidade está sempre a procurar maneiras criativas de se realçar no meio de todo o ruído digital. No mundo em que tudo está simultaneamente a acontecer e a chegada de informação é constante, existe um desafio cada vez mais difícil em captar da atenção do público, que é fundamental para a comunicação eficaz da mensagem.

A arte da Poesia na Publicidade

A poesia é uma arte cuja a sua natureza permite permear o leitor de forma a lhe invocar sensações e emoções, possibilitando reflexões significantes. Estas suas características intrínsecas que permitem comunicar com profundidade e subtileza tornam a poesia uma ferramenta poderosa bastante vantajosa à publicidade.

Fazer sentir para fazer agir

Segundo o psicólogo Robert Cialdini há seis princípios de influência no seu livro "Influence: The Psychology of Persuasion”, sendo um deles a “Afinidade”. O princípio da afinidade demonstra-se quando utilizamos a poesia para criar uma conexão com o público alvo, de forma a estarem mais receptivas à mensagem que queremos transmitir. A poesia é uma forma de comunicação que para além de informar procura tocar na alma do consumidor e apela as suas emoções. Quando bem incorporada em campanhas de publicidade tem o poder de criar essa conexão entre consumidor e marca, o que muitas vezes anúncios mais convencionais não conseguem fazer. A empatia gerada faz com que o consumidor crie preferências e comportamentos, convertendo as emoções em ações.

Ser único e memorável

Existem outros fatores que fazem com que a poesia seja cada vez mais popular em campanhas publicitárias. Num universo de anúncios e informação o fator de “destaque” é crucial para a captação da atenção do público alvo. A verdade, é que pequenos “jingles" ou rimas ficam nos na cabeça perpetuando-se no nosso dia, e de repente estamos a citá-las no carro ou aos nossos amigos, por todo o lado. Outras vezes, têm um impacto emocional tão forte em nós que tornam esquecermos o que vimos muito difícil. A facilidade de memorização da poesia e o seu caráter único e pessoal é um atributo da poesia que faz com que esta forma de escrita se destaque no mundo da publicidade.

Exemplos de sucesso

Nike — You Can’t Stop Us (2020)

A campanha da Nike, "You Can't Stop Us," foi um exemplo notável de sucesso nas redes sociais e na publicidade. Criada pela agência Wieden+Kennedy, a campanha apresentou uma narrativa poderosa e inspiradora, combinando elementos visuais cativantes e um poema emocionante para transmitir uma mensagem de resiliência, união e superação por meio do desporto

Narrada por Megan Rapinoe, uma destacada atleta e defensora dos direitos das mulheres, a campanha incentivou atletas e indivíduos a usarem sua voz e se unirem para criar mudanças significativas. O uso da narrativa poética e da voz de Rapinoe deu à campanha uma qualidade autêntica e emocional, conectando-se com o público de uma maneira profunda.

Além disso, a campanha foi amplamente compartilhada nas redes sociais, tornando-se viral. As imagens impactantes e a mensagem inspiradora ressoaram com pessoas de todas as idades, que compartilharam o vídeo e discutiram seus temas de superação e união.

Devido ao seu impacto significativo, a campanha da Nike "You Can't Stop Us" ganhou vários prêmios e reconhecimento na indústria da publicidade, destacando-se como um exemplo de como uma mensagem autêntica e emocional pode cativar o público e criar um impacto positivo. Ela também demonstrou o poder da narrativa poética na publicidade, inspirando muitas outras marcas a adotar abordagens semelhantes nas suas campanhas de marketing.

--

--

Entre Aspas

Poesia no mundo da Publicidade, do Marketing e na criação de Narrativas