Entre as Linhas #1 — II CONAFUT

Participar do 2º Congresso Nacional de Futebol foi uma experiência ímpar. Além de ter sido um evento de excelente organização e conteúdo, pude ver que apesar de bastante atrasados em relação a outros centros futebolísticos, o Brasil caminha de forma um pouco mais organizada quando o assunto é a profissionalização do esporte e sua gestão, um alento para quem acredita numa gestão profissional, em oposição a figura retrógrada de outrora, do cartola centralizador de poder nos clubes.

Começo esse parágrafo tomando a liberdade de falar um pouco sobre mim. Me chamo Gabriel Buonafina, sou publicitário e produtor, tenho 22 anos e sou natural de Recife. Fanático por futebol e esportes em geral, tenho como um dos meus objetivos trabalhar com a área de Gestão e Marketing Esportivo. Percebi portanto que deveria concentrar meus esforços em participar de cursos, palestras, oficinas, visitar sites e buscar conteúdos sobre o assunto.

Ao participar do ótimo curso Marketing no Futebol, realizado pela RTG Esportes, em setembro do ano passado em Maceió-AL, surgiu o questionamento: por que não temos eventos como esse em Recife? No mesmo final de semana, por exemplo, ocorreram outros 2 cursos sobre o assunto no Nordeste, um em Salvador e outro em Fortaleza.

Por que Recife, uma das maiores cidades do Brasil, pólo industrial, de inovação e tecnologia, e com enorme tradição no esporte não é contemplada com cursos na área, ativações, patrocínios, etc…?

Dessa inquietude nasceu a EntreLinhas Gestão Esportiva, uma empresa/startup cuja vontade é proporcionar ao mercado local e regional, um pouco da experiência que entusiastas da área podem ter em outras praças, principalmente em São Paulo.

Fui ao II CONAFUT não só para enriquecer meu conhecimento em marketing e gestão esportiva, mas para obter insights, observar e aprender como se faz um evento desse tipo.

O evento foi muito bem organizado pela Trevisan Escola de Negócios e a THE360, ambas estão de parabéns por realizarem um evento tão bem organizado, pontual, com temas relevantes e acima de tudo com CONTEÚDO, porque de nada adianta fazer tudo conforme manda o “manual” e na hora das palestras ser apenas uma auto-promoção ou uma divulgação de conteúdos rasos.

Venho buscando ter um olhar crítico em todo evento a que participo para poder extrair o melhor de cada um, seja com os erros ou acertos destes eventos, e o CONAFUT foi um deleite de acertos e debates de alta nível e relevância.

No 1º dia os paineis foram voltados para a gestão e business no futebol, indo desde “Os mecanismos de incentivo à profissionalização das entidades do Futebol” até “O ataque dos clubes estrangeiros nos corações e nos bolsos dos torcedores brasileiros”, esse que na minha humilde opinião foi o melhor do dia por trazer para a discussão 5 visões diferentes em relação ao mesmo assunto, com representantes de peso da LaLiga no brasil, Nike, Marketing do Cruzeiro, da PreventSenior e do IBOPE-REPUCOM.

Uma discussão saudável e de alto nível com visões opostas mas que não necessariamente se excluem. Com a licença para citar José Colagrossi, Diretor do IBOPE-REPUCOM, “o inimigo do futebol brasileiro é o próprio futebol brasileiro e suas décadas de má gestão”.

Outro painel bem interessante foi o “Everstream — Como a figura do CEO pode contribuir para a gestão profissional dos clubes”, que trouxe a visão de gestores de 3 clubes: os nacionalmente gigantes Flamengo e Grêmio, e o nanico C.A. Tubarão. Os dois primeiros vem se tornando referência pelo trabalho interessante dentro e fora de campo; o último vem galgando espaço com uma proposta inovadora e ousada nas divisões inferiores do país.

No 2º dia o foco foi voltado para a parte técnica e de performance no futebol, com painéis que percorreram a área de tecnologia no futebol, análise de desempenho, papel dos técnicos, e uma mini-palestra sobre futebol feminino, com profissionais do mais alto nível, incluindo o técnico da seleção Costa-riquenha na copa de 2014, Jorge Luís Pinto.

No que diz respeito a sua organização e realização, me agradou/impressionou a pontualidade dos painéis do evento, assim como a otimização do tempo que os oradores tiveram no palco, muito bem guiados pelos mediadores das mesas. Isso fez com que o pouco tempo que tivessem para falar muitas vezes. nem parecesse tão pouco assim.

Outro ponto que me deixou com uma alegria imensa foi a exposição das marcas apoiadoras/patrocinadoras do evento, dispostas nos banners em todos os lugares. No backdrop, na tela ao fundo (e nas TVs laterais), e até em showcases, caso da Bridgestone, que realizou um ótimo branded content, muito bem alinhado com o tema do evento.

Material gráfico recebido pelos participantes do evento
Painel #4 — As finanças dos clubes e as novas formas de geração de receita
ShowCase Bridgestone

Para encerrar esse texto deixo uma citação que ouvi ao vivo no evento: “Não somos o país do futebol, somos o país dos jogadores de Futebol”. Que o II CONAFUT seja apenas a continuação de algo ainda maior para a profissionalização do futebol e do esporte como um todo.

Sou muito grato pelas oportunidades de estar em alguns eventos que estão pavimentando esse caminho. O país carece de gestões mais profissionais no esporte, principalmente nas regiões Norte-Nordeste. Se pudermos trazer à tona essas discussões para nossa região, vamos incentivar os clubes, federações e empresas a verem o esporte de forma mais responsável e menos política, para que prospere! Espero poder participar disso e também espero que a Entrelinhas participe.

Termino esse texto agradecendo a todos do II CONAFUT pela receptividade, pelo debate de alto nível e, claro, a você que leu o texto até o fim.

Quer saber mais sobre marketing e gestão esportiva? Conheça a EntreLinhas! Estamos presentes no Facebook, Instagram e Twitter.

E como conhecimento é pra ser compartilhado, divulgo abaixo os links das palestras do evento:

Painel — A digitalização do consumo do futebol: como a rede está transformando o mercado:

https://www.facebook.com/dpfutebol/videos/1578005742322199/

Painel — Como a figura do CEO pode contribuir para a gestão profissional dos clubes:

https://www.facebook.com/dpfutebol/videos/1578184052304368/

Painel — Formação e capacitação dos treinadores do futebol nacional:

https://www.facebook.com/dpfutebol/videos/1578936452229128/

Painel — Tecnologia no futebol brasileiro:

https://www.facebook.com/dpfutebol/videos/1579253505530756/

Texto Escrito por: Gabriel Buonafina

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade