Entre as Linhas #1 — II CONAFUT
Participar do 2º Congresso Nacional de Futebol foi uma experiência ímpar. Além de ter sido um evento de excelente organização e conteúdo, pude ver que apesar de bastante atrasados em relação a outros centros futebolísticos, o Brasil caminha de forma um pouco mais organizada quando o assunto é a profissionalização do esporte e sua gestão, um alento para quem acredita numa gestão profissional, em oposição a figura retrógrada de outrora, do cartola centralizador de poder nos clubes.
Começo esse parágrafo tomando a liberdade de falar um pouco sobre mim. Me chamo Gabriel Buonafina, sou publicitário e produtor, tenho 22 anos e sou natural de Recife. Fanático por futebol e esportes em geral, tenho como um dos meus objetivos trabalhar com a área de Gestão e Marketing Esportivo. Percebi portanto que deveria concentrar meus esforços em participar de cursos, palestras, oficinas, visitar sites e buscar conteúdos sobre o assunto.
Ao participar do ótimo curso Marketing no Futebol, realizado pela RTG Esportes, em setembro do ano passado em Maceió-AL, surgiu o questionamento: por que não temos eventos como esse em Recife? No mesmo final de semana, por exemplo, ocorreram outros 2 cursos sobre o assunto no Nordeste, um em Salvador e outro em Fortaleza.
Por que Recife, uma das maiores cidades do Brasil, pólo industrial, de inovação e tecnologia, e com enorme tradição no esporte não é contemplada com cursos na área, ativações, patrocínios, etc…?
Dessa inquietude nasceu a EntreLinhas Gestão Esportiva, uma empresa/startup cuja vontade é proporcionar ao mercado local e regional, um pouco da experiência que entusiastas da área podem ter em outras praças, principalmente em São Paulo.

Fui ao II CONAFUT não só para enriquecer meu conhecimento em marketing e gestão esportiva, mas para obter insights, observar e aprender como se faz um evento desse tipo.
O evento foi muito bem organizado pela Trevisan Escola de Negócios e a THE360, ambas estão de parabéns por realizarem um evento tão bem organizado, pontual, com temas relevantes e acima de tudo com CONTEÚDO, porque de nada adianta fazer tudo conforme manda o “manual” e na hora das palestras ser apenas uma auto-promoção ou uma divulgação de conteúdos rasos.
Venho buscando ter um olhar crítico em todo evento a que participo para poder extrair o melhor de cada um, seja com os erros ou acertos destes eventos, e o CONAFUT foi um deleite de acertos e debates de alta nível e relevância.
No 1º dia os paineis foram voltados para a gestão e business no futebol, indo desde “Os mecanismos de incentivo à profissionalização das entidades do Futebol” até “O ataque dos clubes estrangeiros nos corações e nos bolsos dos torcedores brasileiros”, esse que na minha humilde opinião foi o melhor do dia por trazer para a discussão 5 visões diferentes em relação ao mesmo assunto, com representantes de peso da LaLiga no brasil, Nike, Marketing do Cruzeiro, da PreventSenior e do IBOPE-REPUCOM.
Uma discussão saudável e de alto nível com visões opostas mas que não necessariamente se excluem. Com a licença para citar José Colagrossi, Diretor do IBOPE-REPUCOM, “o inimigo do futebol brasileiro é o próprio futebol brasileiro e suas décadas de má gestão”.
Outro painel bem interessante foi o “Everstream — Como a figura do CEO pode contribuir para a gestão profissional dos clubes”, que trouxe a visão de gestores de 3 clubes: os nacionalmente gigantes Flamengo e Grêmio, e o nanico C.A. Tubarão. Os dois primeiros vem se tornando referência pelo trabalho interessante dentro e fora de campo; o último vem galgando espaço com uma proposta inovadora e ousada nas divisões inferiores do país.
No 2º dia o foco foi voltado para a parte técnica e de performance no futebol, com painéis que percorreram a área de tecnologia no futebol, análise de desempenho, papel dos técnicos, e uma mini-palestra sobre futebol feminino, com profissionais do mais alto nível, incluindo o técnico da seleção Costa-riquenha na copa de 2014, Jorge Luís Pinto.
No que diz respeito a sua organização e realização, me agradou/impressionou a pontualidade dos painéis do evento, assim como a otimização do tempo que os oradores tiveram no palco, muito bem guiados pelos mediadores das mesas. Isso fez com que o pouco tempo que tivessem para falar muitas vezes. nem parecesse tão pouco assim.
Outro ponto que me deixou com uma alegria imensa foi a exposição das marcas apoiadoras/patrocinadoras do evento, dispostas nos banners em todos os lugares. No backdrop, na tela ao fundo (e nas TVs laterais), e até em showcases, caso da Bridgestone, que realizou um ótimo branded content, muito bem alinhado com o tema do evento.



Para encerrar esse texto deixo uma citação que ouvi ao vivo no evento: “Não somos o país do futebol, somos o país dos jogadores de Futebol”. Que o II CONAFUT seja apenas a continuação de algo ainda maior para a profissionalização do futebol e do esporte como um todo.
Sou muito grato pelas oportunidades de estar em alguns eventos que estão pavimentando esse caminho. O país carece de gestões mais profissionais no esporte, principalmente nas regiões Norte-Nordeste. Se pudermos trazer à tona essas discussões para nossa região, vamos incentivar os clubes, federações e empresas a verem o esporte de forma mais responsável e menos política, para que prospere! Espero poder participar disso e também espero que a Entrelinhas participe.
Termino esse texto agradecendo a todos do II CONAFUT pela receptividade, pelo debate de alto nível e, claro, a você que leu o texto até o fim.
Quer saber mais sobre marketing e gestão esportiva? Conheça a EntreLinhas! Estamos presentes no Facebook, Instagram e Twitter.
E como conhecimento é pra ser compartilhado, divulgo abaixo os links das palestras do evento:
Painel — A digitalização do consumo do futebol: como a rede está transformando o mercado:
https://www.facebook.com/dpfutebol/videos/1578005742322199/
Painel — Como a figura do CEO pode contribuir para a gestão profissional dos clubes:
https://www.facebook.com/dpfutebol/videos/1578184052304368/
Painel — Formação e capacitação dos treinadores do futebol nacional:
https://www.facebook.com/dpfutebol/videos/1578936452229128/
Painel — Tecnologia no futebol brasileiro:
https://www.facebook.com/dpfutebol/videos/1579253505530756/
Texto Escrito por: Gabriel Buonafina
