Só com as roupas de baixo

Entreprosas
Sep 3, 2018 · 2 min read

#dicaentreprosas

Por: @NicodemosDantas


Escrever sempre nos deu a liberdade de fazer como bem entendemos. Podemos escrever a história de traz para frente, escrever uma cena fechada e, a partir dela, fazer sua progressão e sua regressão, fazer anotações perdidas e depois relacioná-las. Depois de uma edição detalhada, formamos nosso monstro de Frankenstein, cheio de costuras, mas que para o leitor é um corpo bem formado e conciso. “Podemos até escrever só com as roupas de baixo que o leitor jamais vai saber”, como disse um professor meu.

Esta liberdade pode ser de muita ajuda, mas também faz que o escritor seja muito doutrinado, pois precisa de muito trabalho sem nenhum chefe para nos cobrar e determinar uma meta. Assim sendo, a escrita torna-se muito solitária e muito dependente do que o escritor decidiu fazer de sua própria obra.

Porém, outras maneiras de se inspirar pode auxiliar o escritor a não fazer este trabalho sozinho. Gosto muito de usar RPG como uma bengala em minhas ideias, pois a história é escrita ao vivo e por mais de uma pessoa, sendo que a maioria destas pessoas são também os atores responsáveis de interpretar os personagens da narrativa.

A interação saudável que o RPG faz com a criação de mundos, interpretação, entretenimento e interação faz um livro vivo, que não está preso às palavras escritas em um maço de papéis. Então uma maneira de fazer uma escrita mais interativa é fazendo de aliado o RPG, buscar a visão de outras pessoas sobre a narrativa. Talvez basear um personagem da tua história com alguém que você conhece e então perguntar a este teu conhecido como ele reagiria a uma situação hipotética, ou até mesmo organizar uma mesa de RPG no teu universo e ver o que acontece com teus mundos.

Deste modo, você conseguirá fazer narrativas mais fluidas e, como outras pessoas interagem com elas e a fazem a partir do interesse delas, torna tudo mais interessante, chamativo. Com este texto então, eu convido a todos a conhecerem mais sobre o jogo de interpretação que é o RPG, e buscar nele o que a técnica de escrever somente com as roupas de baixo, citada nos parágrafos iniciais deste texto, carece. A saber, a interação, a vida própria da narrativa e a fluidez única que o RPG traz diante de suas histórias feitas por mais de quatro escritores simultâneos.


Para iniciar suas pesquisas sobre RPG, caso você não conheça, eu irei ofertar alguns links de canais no YouTube sobre o tema. Então, busque informação com:

· Vertente Geek

· Mestre PedroK

· Azecos

· Casa Velha RPG

· Ordem do Dado

· How to be a great master

Written by

Um ambiente de discussão de escrita artística, de textos ecléticos, não ortodoxos e despretensiosos.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade