Manutenção de Campo com Óculos Inteligentes

Photo by Scott Szarapka on Unsplash

No início de 2016 uma grande fabricante de elevadores precisava de ajuda para melhorar a efetividade dos técnicos de campo. O seu departamento de inovação havia comprado um Google Glass mas não havia desenvolvido uma solução. Como diretor de tecnologia da eyllo, fui a Porto Alegre levando os óculos inteligentes, laptop, telefone celular, etc. e demonstrei nossa solução Vista de especialista remoto e gerenciamento de ativos.

Vista é composta de aplicativo rodando nos óculos inteligentes, página na web acessada através de um browser e serviços na nuvem para gerenciamento da conexão e configuração da plataforma. Os óculos inteligentes se conectam por Wi-Fi, incluindo mobile hotstpot criado por um telefone celular.

Demonstração

Para a demonstração em Porto Alegre, o gerente de inovação escolheu um dos técnicos com mais idade e pediu que ele fosse ao elevador de testes e fizesse seu trabalho com nossa solução. O técnico caminhou sem dificuldade até o elevador de testes e realizou as tarefas com agilidade já que nossa solução deixa as mãos livres. Além disto, o técnico experimentou outro benefício de nossa solução: enquanto realizava suas tarefas ficou em contato com um especialista que se encontrava na sala de inovação, acompanhando o procedimento em tempo real.

Este teste bem sucedido levou o grupo de inovação da empresa a autorizar um piloto com duração de 6 meses utilizando 7 óculos inteligentes em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife conectados a uma central de especialistas em Porto Alegre.


O serviço de telefonia móvel no Brasil ainda apresenta limitações de cobertura e capacidade de transmissão de dados, especificamente vídeo, que coloca maior demanda na rede. No interior de prédios é ainda mais difícil conseguir sinal de qualidade, por causa das frequências utilizadas para telefonia celular no Brasil.

Para lidar com as limitações da rede de telefonia, utilizamos protocolo de compressão adaptativo que ajusta a qualidade do vídeo de acordo com a capacidade de transmissão no momento.

Para auxiliar no sucesso do piloto, avaliamos a qualidade de sinal nas regiões das cidades escolhidas e indicamos os locais onde os atendimento teriam melhor qualidade, aumentando assim a possibilidade de os atendimentos serem bem sucedidos. Além disto, desenvolvemos conjuntamente procedimento para posicionamento do telefone celular e verificação da qualidade de conexão antes de iniciar o atendimento.

Uso Inesperado

Vista monitora o funcionamento, faz logs de utilização e gera relatórios de uso. Nas últimas semanas de Outubro de 2016, um dos relatórios de uso indicou acesso do Chile. Fui verificar se havia algo de errado com o código, já que os acessos deveriam acontecer em três cidades do Brasil.

Já de noite, o gerente de inovação me ligou satisfeito. Disse que nossa solução foi usada para conectar um técnico de campo no Chile e especialista em Porto Alegre e que a qualidade do vídeo havia sido ainda melhor do que a que havia visto quando em uso por técnicos no Brasil.

O sucesso no uso de nossa solução entre Chile e Brasil deu ainda mais confiança ao cliente e levou o projeto para a fase seguinte. Na segunda fase o número de óculos inteligentes foi aumentado, para um total de trinta e um, e o uso ampliado para outros países da América Latina como Costa Rica, Peru, México,…

Fase Dois

Com a aprovação para a fase seguinte, fizemos o pedido ao fabricante dos óculos inteligentes. Após pouco mais de um mês de espera recebemos os vinte e quatro novos óculos. A foto abaixo mostra os óculos sendo carregados ao chegarem em nosso escritório.

Óculos inteligentes sendo preparados para a fase II

No início de 2017, configuramos, instalamos nossa solução e testamos individualmente, juntamente com a empresa cliente, cada um dos óculos inteligentes. Em fevereiro todos deixaram nosso laboratório prontos para serem colocados em campo no Brasil e outros países da América Latina.


No momento estamos conversando com diversos clientes potenciais, nos setores de aviação, saúde e energia, dentre outros, que pretendem testar nossa solução. Estas empresas perceberam que os benefícios da Plataforma Vista vão muito além da redução dos custos operacionais.

Like what you read? Give Enylton Machado a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.