Psicopatas e o poder
Psicopatas e o poder.
Durante seu julgamento em Miami no ano de 1979, Ted Bundy impressionou a imprensa dos cinco continentes ao performar diante do juri sua própria defesa. Apresentava uma desenvoltura impressionante e com clareza cristalina de raciocínio, tentava desacreditar a credibilidade de cada prova apresentada contra ele pelos vários promotores em todas as 30 acusações assassinatos de jovens. Durante o julgamento ele conseguiu milhares de fãs que acreditavam que ele estava sendo vítima de injustiças. Era como se fosse magnético e hipnotizante.
.
Em março de 2016 o ex-presidente Lula foi levado para depoimento a polícia federal em condução coercitiva. Na mesma tarde, em conferencia à imprensa aparecia furioso, exortando um passado de lutas e honestidade pelo bem dos mais pobres. Agressivo, dissera à ocasião que "se quissessem matar a jararaca, não fizeram direito, pois não bateram na cabeça, bateram no rabo, porque a jararaca está viva".
.
Em 15 de setembro, um dia após ter sido indiciado pelo MPF como comandante em chefe do maior esquema de corrupção do país, Lula apareceu novamente à imprensa com um discurso parecido, porém com tonalidade oposta. Era afetivo, chorou por 3 vezes, apelou para várias ancoras emocionais e afirmou que "acima de mim no Brasil, somente Jesus Cristo no critério de honestidade". O foco era fazer-se de vítima de injustiças e perseguido sem trégua pelos que não querem ver o pobre ser ajudado.
A psicopatia se enquadra no espectro do DSM-IV como "Transtornos de Personalidade Antissocial" junto com outras condições muito comuns como a personalidade narcisista e a borderline. Está presente em 1 a 3% na população geral sendo alta prevalência entre os CEOs (Cerca de 25%), políticos, advogados, cirurgiões e policiais. Por sorte os assassinos "serial-killers" são muito mais raros que imaginamos.
.
Uma característica fundamental nessas pessoas é a sua capacidade em desligar ou modular a "EMPATIA" que é a capacidade psicológica de projetar e compreender internamente as emoções alheias. Ela dita como você reage aos comportamentos dos outros indivíduos.
Dominar a empatia confere uma enorme vantagem competitiva pois lhe proporciona nenhuma limitação em face aos sofrimentos alheios e liberdade total para manipular emoções e reações para atingir qualquer fim desejado, sejam empresariais, profissionais, ou políticos. Todo poder sem nenhum remorço.
.
Na próxima ocasião que vir algum líder carismático com muito poder de persuasão, que enfrente fatos concretos e documentados como muito jogo emocional sempre desviando em respoder objetivamente as acusações, desconfie.
Você pode estar sendo pragmaticamente manipulado por uma psicopata.
https://www.indy100.com/article/the-10-professions-with-the-most-psychopaths--b1ZvflC6prW
http://www.independent.co.uk/news/world/australasia/psychopaths-ceos-study-statistics-one-in-five-psychopathic-traits-a7251251.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_de_personalidade
http://www.thegoodpsychopath.com/
https://www.indy100.com/article/the-truth-about-the-question-that-only-psychopaths-can-answer-correctly--WyhBya3VxZ
https://en.wikipedia.org/wiki/Ted_Bundy