Se você não tentar, você nunca saberá.

Erica Nascimento
2 min readMay 11, 2021

--

‘’Si tienes miedo, hazlo con miedo’’. Essa frase representa muito bem uma situação que enfrentei em 2019, quando fui convidada a fazer parte da equipe de organização de um congresso que ia acontecer na minha cidade. O Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico é um congresso bienal de Direito Urbano promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, e que acontece em todo o Brasil. Então era super interessante para mim, como pesquisadora da área, participar disso.

Ser aluno do Ensino Médio (e a única) e estar na equipe de administração do evento, era algo que me pressionava. Eu estava cercada por pessoas da graduação, mestrado e até doutorado, então tudo era mais pesado pra mim em trabalhar neste importante evento, mas optei por seguir em frente e dar o melhor de mim. No encerramento do congresso, chamaram meu nome e me homenagearam pelo meu esforço e atuação como parte da equipe de organização, e aí aprendi uma lição importante: Se você vai fazer algo, dedique-se com todo o coração a isso; e se você tem medo de tentar, tente mesmo com medo.

Sou a Érica Nascimento da Silva, tenho 18 anos e sou de Palmas, Tocantins. Estou em meu Gap Year e sou pesquisadora pela Universidade Federal do Tocantins desde 2019, onde desenvolvo pesquisa na área de Desenvolvimento Sustentável e Direito à Cidade. Aos 12 anos me envolvi em minha primeira atividade de voluntariado em uma comunidade religiosa e isso me fez me descobrir como líder, então a partir daí comecei a me envolver em atividades de protagonismo juvenil da minha escola como grêmio estudantil e liderança de turma. Como uma empreendedora social apaixonada, desenvolvo alguns projetos na minha comunidade em prol da igualdade de gênero, arborização urbana e acesso à oportunidades e aprendizagem sócio-emocional.

--

--